A Polícia Científica do Paraná (PCP) e o Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) levam para o Litoral, neste final de semana, a exposição “Crimes Ambientais e a Perícia do Paraná”. A mostra acontece em Guaratuba nesta sexta (2) e em Caiobá no sábado (3), das 15h às 19h, junto à exposição das forças de segurança pública.
O público poderá conhecer diversas peças que mostram a variedade da perícia em crimes ambientais, como peles e ossos de animais, drones, microscópios com amostras de solo e madeira.
- LEIA MAIS: PCPR: mais de 200 policiais atuam em operação contra tráfico de drogas
A mostra foi inaugurada em dezembro de 2023 na sala de exposições do MPCF na Unidade de Execução Técnico-Científica do Tarumã, em Curitiba, e ficará disponível para visitação até começo de março. No Litoral, é uma excelente oportunidade para moradores e veranistas conhecerem de perto o trabalho pericial.
A equipe da Seção de Crimes Ambientais (SCA) da PCP também estará nos eventos apresentando os materiais, contando sobre a rotina da seção e os casos atendidos.
A SCA foi criada em 2019 com o objetivo de fazer exames periciais em locais de crimes contra a flora, incluindo exames complementares (identificação de espécies arbóreas por análises dendrológicas e de anatomia da madeira); crimes contra a fauna, (com necropsias animais; crimes contra a administração ambiental; poluição; mineração; microvestígios de solo), entre outros.
“Este evento é uma grande oportunidade de levar a divulgação científica a espaços não formais e alcançar um número maior de pessoas”, destaca a diretora do Museu Paranaense de Ciências Forenses, Fabíola Machado.
ESPAÇO:
O Museu Paranaense de Ciências Forenses integra a Polícia Científica do Paraná e é dedicado à conservação da história da PCP no Estado e à divulgação das ciências forenses. Possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e peças anatômicas.
Em 2023, recebeu em torno de 12 mil visitantes, somando a sala de exposição na Unidade de Execução Técnico-Científica do Tarumã (UETC) e o antigo necrotério na UETC Visconde.
As visitas ao museu ocorrem somente na modalidade guiada. O público é composto, principalmente, por estudantes das áreas da Saúde e do Direito – nestes casos, a visitação contempla também os laboratórios da Polícia Científica. Para esclarecimento de dúvidas ou agendamento de visitas entrar em contato por e-mail: [email protected].
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Serviço:
Exposição “Crimes Ambientais e a Perícia do Paraná”
Guaratuba
Data: 02/02, sexta-feira
horário: 15h às 19h
Local: Av. Atlântica, Praia Central (aio lado do letreiro de Guaratuba)
Caiobá
Data: 03/02, sábado
Horário: 15h às 19h
Local: Av. Atlântica, 2010
VERÃO MAIOR PARANÁ:
O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Deixe seu comentário sobre: "Polícia Científica leva exposição sobre crimes ambientais ao Litoral"