PMPR lança Operação Virtude e reforça combate à violência contra idoso
Os principais objetivos estão reduzir a subnotificação de casos, combater ativamente a violência e fortalecer a rede de proteção aos idosos
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) deu início, nesta quarta-feira (1º), à Operação Virtude 2025 em todo o Estado. O objetivo central é reforçar o combate à violência contra a pessoa idosa durante o mês de outubro, período dedicado à conscientização sobre o tema e em alusão ao Estatuto da Pessoa Idosa (Lei Federal nº 10.741/2003).
A iniciativa integra um esforço nacional, fruto de um convênio entre a Secretaria de Segurança Pública (SESP) e o Ministério da Justiça, visando uma ação integrada em todo o Paraná.
?? LEIA MAIS: Filha de homem morto por policial civil em bar publica carta aberta
Entre os principais objetivos da operação estão reduzir a subnotificação de casos, combater ativamente a violência e fortalecer a rede de proteção aos idosos. Para isso, serão realizadas uma série de ações preventivas, repressivas e educativas ao longo de outubro, com mobilização em diversas regiões do Estado.
Dentre as ações previstas estão cumprimento de mandados judiciais e ações repressivas contra agressores, palestras e reuniões com órgãos de proteção à pessoa idosa, divulgação do estatuto da pessoa idosa, bem como reforço no patrulhamento preventivo.
A ampliação da presença policial busca elevar a sensação de segurança e incentivar a maior aproximação com a população idosa em todo o Estado. Casos de maus-tratos, agressões ou negligência contra idosos podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 181 (Disque Denúncia), com atendimento 24 horas por dia.
??Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
OPERAÇÃO VIRTUDE
A Operação Virtude é uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, sendo hoje uma das maiores campanhas nacionais contra a violência direcionada à população idosa.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline