MAIS LIDAS
VER TODOS

oeste do estado

PCPR resgata 70 animais em situação de maus-tratos no Paraná

Os maus-tratos eram praticados contra cães, aves e gatos, além de galos de briga

Da Redação

·
Resgate foi realizado no fim de semana
Icone Camera Foto por Fábio Dias/EPR
Resgate foi realizado no fim de semana
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2025, 12:54:11 Editado em 15.09.2025, 12:54:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou 70 animais em situação de maus-tratos em uma propriedade rural localizada na Linha Gavião, distrito de Novo Sarandi, em Toledo, no Oeste do Estado. A ação ocorreu na sexta-feira (12) e no sábado (13) em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

-LEIA MAIS: São Pedro do Ivaí decreta luto oficial após família morrer em acidente

continua após publicidade

De acordo com o delegado da PCPR Leandro Stabile, as diligências tiveram início após denúncias relatando que o responsável pela propriedade, um homem de 41 anos, mutilava cães da raça Pitbull, fazia castrações sem anestesia e divulgava vídeos de maus-tratos a bovinos em grupos de mensagens.

Também foi informado que o homem mantinha galos de briga, equipamentos para rinha e submetia o filho menor de idade a presenciar os maus-tratos, além de o expor a situações de risco.

continua após publicidade

“Durante a operação, os policiais encontraram uma cadela Pitbull debilitada com filhotes recém-nascidos e outro cão da mesma raça sem condições de se levantar, além de um casal de buldogues franceses, sendo que um apresentava problemas nos olhos, além de uma gata prenha em situação precária”, completou.

Na propriedade, que não possui cadastro junto à Adapar, também foram localizados sete pássaros silvestres sem documentação, posteriormente entregues ao Instituto Água e Terra (IAT), e algumas aves já mortas em gaiolas.

Aproximadamente 50 galos de rinha foram identificados, dois deles feridos, junto com estruturas e apetrechos utilizados para treinamento. As equipes não encontraram nenhum alimento adequado aos animais no local.

continua após publicidade

Os animais foram encaminhados para atendimento veterinário e os galos ficarão sob a responsabilidade de um familiar do investigado até a definição de destino.

Uma denúncia envolvendo a venda ilegal de filhotes de papagaio e a criação de galos de rinha já havia sido registrada contra o responsável pela propriedade em 2023, ocasião em que o mandado não foi cumprido devido à mudança de residência do investigado.

continua após publicidade

O homem já está preso pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi capturado pela Polícia Federal na última quinta-feira (11), ocasião em que foi localizada 1,6 tonelada de maconha, veículos e armas de fogo em sua propriedade.

DENÚNCIAS - Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR. Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, ou pelo telefone 197 da PCPR.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "PCPR resgata 70 animais em situação de maus-tratos no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!