Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
TURISMO

Pastel com massa de café vira atração em cidade do PR

A receita é uma novidade da gastronomia do Estado, que está encantando quem faz o roteiro entre Carlópolis e Ribeirão Claro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Pastel com massa de café vira atração em cidade do PR
AutorEsse roteiro no Paraná, pela PR-218, chama a atenção de grupos de motociclistas - Foto: Rodrigo Amaral

Pastéis com massa de café e recheio de tilápia, sorvete de café, queijos e bebidas típicas, aliados aos atrativos naturais às margens da Represa de Chavantes, estão na região do Angra Doce, divisa com o Estado de São Paulo. Esse roteiro no Paraná, pela PR-218, chama a atenção de grupos de motociclistas, que aquecem a economia local com as iguarias da gastronomia e contemplação da natureza.

?? LEIA MAIS: Chance de geada atingir o PR será maior na quarta, diz meteorologista

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A chamada rota da PR-218, com 160 km de extensão, por onde passam muitos grupos, fica em uma localização privilegiada no Paraná, próximo à Represa de Chavantes e de uma parada com estrutura para motos. A represa é parte do destino turístico Angra Doce, no Norte Pioneiro, que é uma parceria entre Paraná e São Paulo e compreende municípios das duas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes. O local conta com restaurante, trilhas, mergulhos, canoagem, voos de parapente, mirantes e a famosa tirolesa.

O pastel com massa de café é uma novidade da gastronomia do Paraná que está encantando que fazem o roteiro entre Carlópolis e Ribeirão Claro. O lanche diferenciado fica na Lanchonete e Caldo de Cana Amaral, local que é ponto de parada de motociclistas e ciclistas e outros turistas e visitantes a passeio. Segundo o proprietário da lanchonete, Rodrigo Aparecido Amaral, o interesse dos visitantes pelos pastéis inusitados já tem impactado os negócios e transformou sua visão sobre o turismo como ferramenta de subsistência.

  • Pastel com massa de café vira atração em cidade do PR1 de 3
    Foto: Autor: Rodrigo Amaral
  • Pastel com massa de café vira atração em cidade do PR2 de 3
    Foto: Autor: Rodrigo Amaral
  • Pastel com massa de café vira atração em cidade do PR3 de 3
    Foto: Autor: Rodrigo Amaral

“As ideias desses sabores surgiram porque Carlópolis tem uma forte cultura agrícola, cafeicultora e pesqueira, então tínhamos essa vontade de produzir sabores que traduzem a nossa identidade regional”, disse. “No começo me diziam que não teria como usar café na massa do pastel, mas com o tempo conseguimos desenvolver isso e hoje ele é um dos itens mais buscados do nosso cardápio, principalmente pelos motociclistas”.

publicidade

O diretor presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo no Estado, ressalta que este segmento de turismo é um dos mais expressivos na economia do comércio local. “Identificamos, com o nosso Portfólio de Destinos e Produtos Turísticos do Paraná, que para muitos viajantes, pilotar sobre duas rodas é um hobby e o uso da moto é a motivação para viajar. Isso impacta o comércio local, fazendo com que os pequenos e médios empresários entendam a importância do turismo em suas vidas”, afirmou.

O roteiro paranaense também abrange caldo de cana, sorvete de café e outras sobremesas feitas com o grão, além das bebidas da destilaria e queijos da queijaria da região. Para descanso, existem chalés para hospedagem em meio à natureza, paradas na Ponte Pênsil Alves de Lima - sobre a Represa de Chavantes -, e a Ponte Benedito Garcia Ribeiro - na divisa com o Estado de São Paulo com um pôr-do-sol charmoso. Para contemplação da natureza exuberante, existem dois mirantes na região: o Angra Doce e o Véu da Noiva.

??Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp

publicidade

Os amantes de trilhas podem ir até a Estância Pedra do Índio, com a maior tirolesa do Paraná, e o Morro do Gavião, que compõem uma rota de montanhas, cachoeiras e muitos atrativos naturais para todas as idades. A Capela Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Claro, é outro atrativo turísticos local, com vistas para a Represa de Chavantes. Passando a fronteira e chegando no estado de São Paulo, é possível entrar em contato com outros atrativos de esportes na natureza, como trilhas, rafting, cachoeiras e outros esportes aquáticos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline