Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
NOVA POSSE

Parceira entre Paraná e BRDE é exaltada após posse de novo presidente

Darci Piana parabenizou o novo diretor-presidente e lembrou que a posse de um gaúcho no BRDE é parte de um acordo entre os três estados do sul

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana acompanhou nesta segunda-feira (1º), de forma remota, a posse do novo diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, que aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele falou sobre a perspectiva de uma continuidade na parceria de longa data entre a instituição financeira e o Governo do Paraná, sobretudo em ações que visem o desenvolvimento econômico sustentável.

Piana parabenizou o novo diretor-presidente e lembrou que a posse de um gaúcho no posto mais alto do BRDE é parte de um acordo entre os três estados do Sul que prevê a rotatividade da presidência a cada um ano e quatro meses. Um novo representante do Paraná deverá assumir o cargo a partir de novembro de 2025. “O BRDE, sob a presidência do Ranolfo, deve dar continuidade à grande parceria que têm com Paraná como um indutor do desenvolvimento econômico, da geração de empregos e renda”, disse.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? LEIA MAIS: Sesa alerta para campanha de prevenção às hepatites virais; saiba mais

BANCO VERDE

O governador em exercício também lembrou que foi a partir de uma iniciativa do último presidente paranaense que o BRDE passou a tratar a sustentabilidade ambiental como um pilar de gestão da instituição. “A partir das tratativas do ex-presidente do banco Wilson Bley com o governador Ratinho Junior os empréstimos passaram a ser concedidos com a exigência do cumprimento de metas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), o que fez com que o BRDE se tornasse o primeiro Banco Verde do Brasil”, lembrou Piana.

A nova diretoria do BRDE, cuja posse ainda depende da aprovação do Banco Central, deverá contar com dois representantes paranaenses que até bem pouco tempo compunham a estrutura do executivo estadual. Renê Garcia, ex-secretário estadual da Fazenda, deverá assumir a Diretoria de Operações, enquanto a Diretoria Administrativa ficará sob a responsabilidade de Heraldo Neves, ex-presidente da Fomento Paraná.

publicidade

Quem também acompanhou a posse da nova presidência do BRDE ao lado de Piana foi o ex-governador Orlando Pessuti. Ele já presidiu a instituição entre 2017 e 2018 e desde 2023 atua como secretário do Paraná no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), órgão que atua na articulação e elaboração conjunta de políticas e programas de desenvolvimento econômico na região.

Para Pessuti, a posse do novo presidente é uma garantia de estabilidade para que o BRDE continue ampliando a oferta de recursos visando o crescimento econômico do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A expectativa é de que, sob a presidência do Ranolfo, o BRDE continue a ampliar ano a ano seus investimentos em iniciativas e empreendimentos que tenham um impacto positivo no desenvolvimento econômico sustentável e a integração dos estados da região Sul”, afirmou.

??Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

publicidade

CURRÍCULO

Ex-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior tem 58 anos e é natural de Esteio. Formado em direito, ele foi delegado de Polícia Civil e chegou a chefiar a instituição em nível estadual. Em 2018, foi eleito vice-governador na chapa com o governador Eduardo Leite e assumiu o comando do estado gaúcho em 2022.

Em seu discurso de posse, Vieira Júnior agradeceu o apoio do atual governador e destacou alguns dados que ajudam a ilustrar a atuação do BRDE. “Em 2023, o BRDE liberou R$ 5,8 bilhões para projetos estratégicos em diferentes setores da economia, um aumento de 32% na comparação com 2022”, declarou.

Atualmente, o BRDE possui uma carteira com mais de 37 mil clientes ativos em mais de 1.200 municípios e, segundo o novo presidente, terá como um dos principais desafios a ajuda na recuperação do Rio Grande do Sul, fortemente atingido pela maior tragédia climática do estado há dois meses. “É uma missão desafiadora que aumenta a responsabilidade de toda a instituição, mas que será possível superar graças ao time qualificado de colaborares”, comentou.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline