Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
DESENVOLVIMENTO URBANO

Paranacidade fortalece a adoção da metodologia BIM para obras públicas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paranacidade fortalece a adoção da metodologia BIM para obras públicas
AutorFoto: Agência de Notícias do Paraná

O Serviço Social Autônomo (Paranacidade) deu mais um passo no fortalecimento do uso da metodologia BIM nos projetos que analisa e acompanha a execução das obras autorizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. Em reunião técnica nesta quinta-feira (1º) foi apresentado o Plano de Implantação, que inclui a internalização dos processos e posterior multiplicação das informações e sensibilização das equipes técnicas das prefeituras do Estado.

Todas as obras são realizadas com a liberação de recursos do Tesouro do Estado ou do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini, esse é mais um avanço na consolidação do órgão, com o crescente domínio de tecnologia de ponta e a melhoria em qualidade dos serviços, com padrão de excelência. “Vínhamos nos preparando para esse salto desde o início de 2019 e avançamos muito durante a pandemia com a implantação de inúmeros procedimentos em trabalho remoto. Agora, o objetivo é transformar o Paranacidade em referência no Estado também na tecnologia BIM”, destacou.

O QUE É BIM – Conhecida como Building Information Modeling, o BIM é uma metodologia aplicada ao processo de concepção de anteprojetos, construção virtual e simulação de edificação, cronograma, orçamento, elaboração de projetos básico e executivo, além de documentação para a contratação e execução de uma obra. Permite também fazer o acompanhamento da construção, o histórico de adequações e o gerenciamento de ativos.

Na prática, possibilita em um modelo virtual a incorporação de todos os projetos necessários a uma mesma obra para a identificação de eventuais inconsistências. Dessa forma, pode-se fazer todas as correções necessárias até antes do início da obra física, o que resulta em ganhos financeiros, mais qualidade e maior precisão no cumprimento do cronograma.

publicidade

“Dentro da atuação do Paranacidade, a metodologia pode ser aplicada tanto para edificações como para infraestrutura urbana, com muitas vantagens se comparada aos sistemas tradicionais”, disse o analista de desenvolvimento municipal e integrante do Núcleo Bim do Paranacidade David Piovezan Pierin, durante a apresentação do Plano.

PRAZOS – A metodologia será adotada a partir de 1º de janeiro de 2021 nos projetos executados com recursos do Governo Federal, conforme os decretos federais 10.306/2020 e 9983/2019.

Em 15 de outubro de 2019, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto estadual que estabelece o prazo de até 2022 para o desenvolvimento de planos institucionais para a implantação dos procedimentos BIM em obras públicas, além da definição e o desenvolvimento de projetos-piloto.

publicidade

O plano do Paranacidade prevê, em uma primeira etapa, a aquisição de equipamentos e softwares e a capacitação do seu corpo técnico em todos os seus escritórios regionais.

Em seguida, terá início o trabalho de sensibilização junto aos corpos técnicos das prefeituras para estimular processos semelhantes nas suas administrações, a identificação de municípios interessados em desenvolver projetos-pilotos em parceria com o Paranacidade. “A ideia é desenvolver o projeto do início até a conclusão da obra”, destacou o analista de desenvolvimento municipal Fernando Caetano.

De acordo com Cabrini, as prefeituras poderão obter os recursos do Tesouro do Estado, ou de financiamento, para esses projetos e também para a aquisição de softwares e para a capacitação de seus técnicos. Participaram da elaboração do documento, os analistas de desenvolvimento municipal do Paranacidade: arquiteto David Piovezan Pierin, arquiteto Fernando Domingues Caetano, engenheiro Geraldo Luiz Farias, arquiteto Glauco Pereira Junior, arquiteto Helio Roberto Marzalek Junior e a engenheira Roberta Gonçalves.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline