MAIS LIDAS
VER TODOS

Após tragédia em SC

Paraná trata de segurança com balões para liberar eventos no estado

Segundo o secretário, o balonismo é uma das atrações turísticas mais encantadoras e tem conquistado cada vez mais espaço

Da Redação

·
Há um entendimento comum sobre a atenção redobrada com a organização, protocolos e normas de segurança, cabível à entidade responsável pela fiscalização dos eventos.
Icone Camera Foto por Lucas Chemin
Há um entendimento comum sobre a atenção redobrada com a organização, protocolos e normas de segurança, cabível à entidade responsável pela fiscalização dos eventos.
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.06.2025, 21:11:44 Editado em 25.06.2025, 21:11:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, reuniu-se com representantes da Federação Paranaense de Balonismo, nesta terça-feira (24), para discutir a segurança dos eventos da modalidade Paraná. Após o recente acidente em Praia Grande (SC), há um entendimento comum sobre a atenção redobrada com a organização, protocolos e normas de segurança, cabível à entidade responsável pela fiscalização dos eventos.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Jeep Clube de Apucarana lança campanha do agasalho; veja onde doar

Segundo o secretário, o balonismo é uma das atrações turísticas mais encantadoras e tem conquistado cada vez mais espaço no Estado, movimentando a economia e promovendo o turismo regional. “Mas nada é mais importante do que preservar vidas”, afirmou. “O Paraná continuará incentivando esse setor, mas com responsabilidade e diálogo com as entidades que o representam. A atuação da Federação Paranaense de Balonismo é essencial para garantir que cada voo seja, além de lindo, seguro para todos”, completou.

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

continua após publicidade

De acordo com a Federação Aeronáutica Internacional, estatisticamente, o balão de ar quente é a forma mais segura de voar e representa o menor número de acidentes por número de praticantes. Essa informação foi confirmada pelo presidente da Federação, Mauro Leandro Chemin, durante a reunião. O presidente aproveitou o encontro para comunicar que qualquer atividade com esse tipo de aeronave no espaço aéreo paranaense precisa de Carta de Capacitação Técnica da entidade, e que a fiscalização será intensificada nos próximos eventos.

Chemin ressaltou que o número de pilotos do Estado é relativamente pequeno: são apenas treze pilotos, todos federados. Porém, o Paraná se destaca por realizar um dos maiores festivais de balonismo do país, em Ponta Grossa, e por abrigar a maior empresa brasileira fabricante de balões. “Não há registros de irregularidades nos eventos, mas assumimos o compromisso, junto ao secretário de Turismo, de massificar as informações sobre os critérios para liberar as atividades, principalmente junto às empresas de outras federações, e aumentar as vistorias em eventos que não acontecerão sem que os pilotos estejam devidamente habilitados”.

Uma das funções da Federação é fiscalizar se o promotor do evento e o piloto estão seguindo todas as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A autorização para os voos é negada quando falta qualquer um dos documentos, tanto para voos livres quanto para voos cativos. Os voos cativos são aqueles em que os balões estão fixados por cordas no solo, sem serem içados ao espaço aéreo.

continua após publicidade

Entre os documentos exigidos para a expedição da Carta de Habilitação Técnica estão o NOTAM (documento que divulga informações aeronáuticas de interesse para a segurança e eficiência da navegação aérea), Certificado de Verificação de Aerovisibilidade, Certificado de Seguro Aeronáutico, Piloto de Balão Livre (PBL) devidamente habilitado, matrícula da aeronave no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), Certificado Médico Aeronáutico e vistoria em dia.

BALONISMO - Praticado com balões de ar quente, o balonismo é um esporte aéreo que tem se tornado cada vez mais seguro para aqueles que se aventuram nessa atividade e está presente no quadro de modalidades dos Jogos de Aventura e Natureza, movimentando o turismo no Paraná. Em Ponta Grossa, no mês de julho, o Campeonato de Balonismo atrai aproximadamente vinte mil pessoas por edição.

continua após publicidade

Outra competição de balonismo que se destaca no Paraná acontece anualmente em Rio Branco do Ivaí, sempre no mês de junho. Neste ano, estava prevista para o próximo final de semana, mas segundo Junior Hannebauer Moreira, promotor do evento, em respeito às vítimas de Praia Grande (SC), o campeonato foi adiado e, devido à instabilidade do tempo para os próximos finais de semana, ainda não há data definida. Já os municípios de Prudentópolis e Campo Largo realizam voos livres nos finais de semana.

Junior ressaltou a segurança do balonismo e o protagonismo do Paraná nessa modalidade, que atrai esportistas, turistas e gera renda nos locais onde é praticada. “O voo de balão é uma emoção única e segura, desde que se priorize a segurança do público, dos pilotos e do meio ambiente”, afirmou. “Aqui no Paraná, todos os pilotos e promotores de eventos são habilitados e atendem aos critérios estabelecidos pela ANAC, sendo fiscalizados com muita seriedade pela Federação”, finalizou.

FEDERAÇÃO - As federações estão vinculadas à Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), entidade responsável por organizar a logística e cuidar da parte técnica envolvendo campeonatos em território brasileiro. É função da Confederação Nacional promover e divulgar o balonismo. Os eventos de um município só podem ser realizados com a chancela da Federação.

Em Curitiba, além de normatizar e fiscalizar a regularidade dos eventos realizados dentro do Estado, a Federação Paranaense de Balonismo desenvolve um trabalho social e educativo junto às escolas públicas, APAE e outras entidades, realizando palestras sobre o balonismo e promovendo experiências para as crianças que participam das atividades extraclasses.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná trata de segurança com balões para liberar eventos no estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!