Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
EDUCAÇÃO

Paraná terá novos cursos de Medicina, e Apucarana busca autorização

Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranavaí e Ponta Grossa também concorrem pela oportunidade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A expectativa é que o Paraná receba pelo menos quatro novos cursos.
Icone Camera Foto por Divulgação
A expectativa é que o Paraná receba pelo menos quatro novos cursos.

O Ministério da Educação (MEC) deve anunciar até a próxima sexta-feira (31) as regiões e instituições selecionadas para a criação de novos cursos de Medicina em todo o Brasil. A expectativa é que o Paraná receba pelo menos quatro novos cursos. O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Ampliação dos Cursos de Medicina, tem trabalhado ativamente em Brasília para garantir que o estado seja contemplado.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Escolas estaduais se preparam para volta às aulas

Zeca Dirceu interrompeu suas férias e recesso parlamentar para focar nesta agenda. "Estamos batalhando para atender todas as regiões e levar novos cursos para o nosso estado", afirmou. O deputado destacou que o processo de expansão de cursos de Medicina no Brasil se dá em etapas, começando pela seleção das regiões e instituições, seguido pela análise da capacidade das mantenedoras.

publicidade

As regiões e instituições do Paraná que aguardam a seleção do MEC para a implantação dos novos cursos incluem Apucarana, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranavaí e Ponta Grossa. Zeca Dirceu ressaltou que a ampliação das vagas de Medicina e a criação de novos cursos têm como objetivo aumentar a oferta de médicos em todo o estado e melhorar o atendimento à população.

O coordenador da Frente Parlamentar também afirmou que a ampliação das oportunidades de ingresso na faculdade de Medicina pode ajudar a reduzir os custos dessa formação, especialmente se as instituições investirem no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrirem vagas gratuitas para estudantes de famílias com menos recursos.

A iniciativa de expandir os cursos de Medicina no Brasil está alinhada com o programa Mais Médicos, que busca levar mais formação profissional para regiões desassistidas tanto no ensino superior na área da saúde quanto no atendimento à população. A Frente Parlamentar Mista pela Ampliação dos Cursos de Medicina, coordenada por Zeca Dirceu, foi criada há mais de dez anos e reúne 198 parlamentares de diferentes partidos, com o objetivo de promover a melhoria do SUS e a ampliação do acesso à formação médica em todo o Brasil.

publicidade

Por Folha Extra

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline