Paraná terá dias de tempo seco e temperaturas em elevação nesta semana
Até o momento, o Simepar não prevê chuva para Apucarana nos próximos dias
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Após um fim de semana marcado por temporais e intensa atividade elétrica no Paraná, especialmente no Leste do Estado neste domingo (18), a tendência para os próximos dias é de tempo mais seco. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as temperaturas ficam mais baixas entre esta segunda (19) e terça-feira (20), mas voltam a subir ao longo da semana.
📰 LEIA MAIS: Vídeo feito por passageiro mostra carro a 140 km/h antes de capotar no PR
Na sexta-feira, os maiores volumes de chuva foram registrados em Guaraqueçaba (39,4 mm), Palotina (23 mm) e Irati (20,6 mm). Em Palotina, inclusive, o acumulado de janeiro já ultrapassou a média histórica do mês, chegando a 188,2 mm, acima dos 160,1 mm esperados. No sábado, a chuva ganhou força em Antonina (68 mm), Ubiratã (47 mm) e Cândido de Abreu (45 mm). Já no domingo, os maiores volumes se concentraram no Litoral, com destaque para Guaratuba (47,2 mm), Guaraqueçaba (35,2 mm) e Antonina (26 mm).
As tempestades no Litoral chamaram atenção pela grande incidência de raios, visíveis a longas distâncias, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais. Guaraqueçaba registrou 619 descargas nuvem-solo, seguida por Antonina (549) e Paranaguá (545). Os raios intranuvem foram ainda mais numerosos, com Antonina somando 1.442 registros e Guaraqueçaba, 1.165.
De acordo com a meteorologista Bianca de Angelo, do Simepar, esse tipo de fenômeno é comum no verão. “Nuvens convectivas com grande desenvolvimento vertical favorecem a ocorrência de muitos raios intranuvem, que produzem clarões visíveis a grandes distâncias, principalmente à noite”, explica.
Nesta segunda-feira (19), a nebulosidade diminui ao longo do dia no Leste, mas segue persistente no Litoral, onde pode ocorrer chuva fraca e contínua. Ventos fortes foram registrados entre a madrugada e a manhã, com rajadas de até 65,5 km/h no Pico do Marumbi. Segundo o Simepar, os ventos foram intensificados pelo deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao Sudeste do Brasil, e novas rajadas ainda podem ocorrer.
No Interior do Estado, o cenário é diferente. No Norte, há chance de pancadas isoladas à tarde, principalmente próximo à divisa com São Paulo. No Oeste, o avanço de uma massa de ar mais seco mantém o tempo estável e favorece a elevação das temperaturas, que podem se aproximar dos 35°C em cidades como Terra Roxa, Palotina e Ivaté.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Ao longo da semana, as instabilidades diminuem em todo o Paraná. A partir de terça-feira (20), a chance de chuva é baixa, com predomínio de sol e elevação gradual das temperaturas. No Oeste, Noroeste e Sudoeste, os termômetros podem ultrapassar os 32°C. Já no Leste e na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas seguem mais amenas, com mínimas próximas de 13°C e máximas abaixo dos 25°C nos próximos dias, enquanto a nebulosidade continua mais presente no Litoral.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline