Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CLIMA

Paraná terá dias de tempo seco e temperaturas em elevação nesta semana

Até o momento, o Simepar não prevê chuva para Apucarana nos próximos dias

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná terá dias de tempo seco e temperaturas em elevação nesta semana
Autor Ao longo da semana, as instabilidades diminuem em todo o Paraná - Foto: Adriany Freitas/TNOnline

Após um fim de semana marcado por temporais e intensa atividade elétrica no Paraná, especialmente no Leste do Estado neste domingo (18), a tendência para os próximos dias é de tempo mais seco. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as temperaturas ficam mais baixas entre esta segunda (19) e terça-feira (20), mas voltam a subir ao longo da semana.

📰 LEIA MAIS: Vídeo feito por passageiro mostra carro a 140 km/h antes de capotar no PR

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na sexta-feira, os maiores volumes de chuva foram registrados em Guaraqueçaba (39,4 mm), Palotina (23 mm) e Irati (20,6 mm). Em Palotina, inclusive, o acumulado de janeiro já ultrapassou a média histórica do mês, chegando a 188,2 mm, acima dos 160,1 mm esperados. No sábado, a chuva ganhou força em Antonina (68 mm), Ubiratã (47 mm) e Cândido de Abreu (45 mm). Já no domingo, os maiores volumes se concentraram no Litoral, com destaque para Guaratuba (47,2 mm), Guaraqueçaba (35,2 mm) e Antonina (26 mm).

As tempestades no Litoral chamaram atenção pela grande incidência de raios, visíveis a longas distâncias, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais. Guaraqueçaba registrou 619 descargas nuvem-solo, seguida por Antonina (549) e Paranaguá (545). Os raios intranuvem foram ainda mais numerosos, com Antonina somando 1.442 registros e Guaraqueçaba, 1.165.

De acordo com a meteorologista Bianca de Angelo, do Simepar, esse tipo de fenômeno é comum no verão. “Nuvens convectivas com grande desenvolvimento vertical favorecem a ocorrência de muitos raios intranuvem, que produzem clarões visíveis a grandes distâncias, principalmente à noite”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (19), a nebulosidade diminui ao longo do dia no Leste, mas segue persistente no Litoral, onde pode ocorrer chuva fraca e contínua. Ventos fortes foram registrados entre a madrugada e a manhã, com rajadas de até 65,5 km/h no Pico do Marumbi. Segundo o Simepar, os ventos foram intensificados pelo deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao Sudeste do Brasil, e novas rajadas ainda podem ocorrer.

No Interior do Estado, o cenário é diferente. No Norte, há chance de pancadas isoladas à tarde, principalmente próximo à divisa com São Paulo. No Oeste, o avanço de uma massa de ar mais seco mantém o tempo estável e favorece a elevação das temperaturas, que podem se aproximar dos 35°C em cidades como Terra Roxa, Palotina e Ivaté.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo da semana, as instabilidades diminuem em todo o Paraná. A partir de terça-feira (20), a chance de chuva é baixa, com predomínio de sol e elevação gradual das temperaturas. No Oeste, Noroeste e Sudoeste, os termômetros podem ultrapassar os 32°C. Já no Leste e na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas seguem mais amenas, com mínimas próximas de 13°C e máximas abaixo dos 25°C nos próximos dias, enquanto a nebulosidade continua mais presente no Litoral.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline