Paraná tem mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol
Os novos pacientes são uma mulher de Foz do Iguaçu e um homem de Curitiba

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou o Ministério da Saúde neste sábado (4) sobre mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado, após ingestão de bebida alcoólica. Agora, o Paraná soma três casos em investigação.
LEIA MAIS: PR tem 1º caso suspeito de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica
Os novos pacientes são uma mulher de 31 anos, residente de Foz do Iguaçu, e um homem de 71 anos, residente de Curitiba. Eles fizeram ingestão de bebida alcoólica destilada e apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, como dor atrás dos olhos e episódios convulsivos.
Os dois pacientes estão internados em serviços de saúde das respectivas cidades e deverão realizar coleta de material que será analisado laboratorialmente para confirmação ou descarte da intoxicação. O quadro clínico da mulher é considerado leve, enquanto do homem é considerado grave.
O terceiro caso, que já havia sido notificado nesta sexta-feira (3), é de um paciente de 60 anos de Curitiba. Ele segue aguardando o resultado do exame laboratorial. A Sesa, em conjunto com os municípios, acompanha a evolução clínica dos casos.
Em casos de suspeitas de intoxicação, os serviços de saúde públicos ou privados devem notificar imediatamente um dos Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para orientação e conduta adequada.
Se houver ingestão de bebidas alcoólicas e sintomas de intoxicação por metanol, a orientação é buscar imediatamente atendimento de urgência em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais, para que sejam realizadas as intervenções necessárias.
Foram confirmados 113 pessoas intoxicadas por metanol no Brasil até esta sexta-feira (3), sendo 11 casos confirmados e 102 em investigação. O estado de São Paulo concentra a maioria das ocorrências, com 101 registros — 11 confirmados e 90 suspeitos.