Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
IMUNIZAÇÃO

Paraná tem 2ª maior cobertura vacinal do País em 2024

Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados; Paraná fica atrás apenas do Mato Grosso do Sul

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Paraná ultrapassou a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para seis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em 2024
Icone Camera Foto por José Fernando Ogura/Arquivo AEN
O Paraná ultrapassou a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para seis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em 2024
publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em dados oficiais, o Governo do Paraná alcançou a segunda melhor cobertura vacinal do País em 2024, com 85,9%, atrás apenas de Mato Grosso do Sul, que atingiu 100%. Essa métrica engloba o número de doses aplicadas do imunizante indicado (1ª, 2ª, 3ª dose ou dose única, conforme a vacina) dividida pela população-alvo, multiplicado por 100.

LEIA MAIS: Moto furtada é recuperada pela Guarda Municipal de Apucarana

publicidade

O Paraná ultrapassou a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para seis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em 2024. Os números alcançados foram os mais altos desde 2015 para a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos e adolescentes, principalmente com a BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, a vacina contra rotavírus, eficaz contra a diarreia e desidratação, e a HPV, que protege contra quatro tipos de papilomavírus humano.

O Paraná também é o terceiro estado do País com a maior cobertura vacinal dos grupos prioritários na campanha de vacinação contra a gripe de 2025. Ao todo, 53,92% da população entre crianças, idosos e gestantes se imunizou no Estado, ficando atrás do Espírito Santo com 55,40% e do Piauí que possui 57,73% de cobertura nos grupos. A cobertura em todo o Brasil é de 47,40%.

Esse indicador está dentro do pilar sustentabilidade social, no qual o Paraná aparece em 5º. Outros avanços foram a mortalidade precoce de 15-29 anos (salto de três posições, para 7º) e redução da obesidade na infância (salto de uma posição). “A orientação do governador Ratinho Junior é para perseguir esses números. Eles refletem políticas públicas desenvolvidas com sensibilidade, planejamento e investimentos por uma equipe comprometida com os paranaenses”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

publicidade

Ele também lembrou que esta é a segunda boa notícia para a saúde do Paraná em menos de uma semana. O estado também foi destaque em uma pesquisa de opinião pública: segundo o levantamento Genial/Quaest, divulgado na última sexta-feira (22), 47% da população aprova a gestão da saúde no Paraná, a maior taxa do país. O índice supera estados como São Paulo (32%), Minas Gerais (35%) e Rio de Janeiro (23%).

Dentro desse macroindicador de sustentabilidade social, o Paraná também se destaca pelo número baixo de famílias abaixo da linha da pobreza e acesso ao saneamento básico - água.

RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS ESTADOS – O ranking leva em consideração 100 indicadores em eixos estratégicos nas áreas de infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, inovação, capital humano, além da segurança pública, educação, e a eficiência da máquina pública. Ele é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a consultoria Tendências, a Gove e a Seall.

publicidade

O Paraná é o terceiro estado mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27), com nota 71,6. Esse é o quarto ano consecutivo dessa marca, alcançada em 2022, o que mostra consistência das políticas públicas implementadas nos últimos anos. São Paulo é o primeiro (81) e Santa Catarina o segundo (79,6).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline