Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SUSTENTABILIDADE

Paraná sedia fórum voltado à geração distribuída de fontes renováveis

O evento segue até esta quinta-feira (18) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná sedia fórum voltado à geração distribuída de fontes renováveis
AutorO Paraná destaca-se como um dos principais motores da geração distribuída na região sul - Foto: Hedeson Alves/Tecpar

Começou nesta quarta-feira (17) a 23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída, que tem como foco gerar novas oportunidades de negócios na área, discutir barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas. O evento segue até esta quinta-feira (18) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos em parceria com a Fiep e com promoção do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o encontro promove a construção de networking com pessoas do mundo todo e a troca de informações e experiências com especialistas do setor.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, destacou as ações do instituto na área de energias durante a abertura do evento, com ênfase em atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias no Paraná. "O Tecpar está em processo de estruturação de um novo laboratório, voltado à pesquisa de biogás e biometano, além de participar de projetos de desenvolvimento tecnológico no campo de hidrogênio renovável. O instituto está a serviço do Governo do Estado e da sociedade para buscar inovações na área de energias renováveis", pontuou.

- LEIA MAIS: Paraná sediará pela 1ª vez evento sobre Unidades de Conservação

Kloss lembrou ainda que o Tecpar promove, entre os dias 24 e 26 de setembro, a Conferência Internacional de Energias Inteligentes Smart Energy 2024, que promoverá discussões sobre a geração de energias renováveis.

publicidade

O Paraná destaca-se como um dos principais motores da geração distribuída na região Sul do Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 2024, o Estado ocupa o 4º lugar no ranking dos maiores em capacidade instalada de energia fotovoltaica, com 2.627,3 MW, número que representa 9,4% do total da produção nacional. O Estado também desenvolve um plano de uso de hidrogênio verde e tem iniciativas com biogás junto a produtores rurais e na Sanepar.

ENERGIA

Para José Peixoto, da Fiep, a energia é um dos principais insumos da indústria e a discussão sobre o tema é necessário para promover avanços no setor. "Temos trabalhado muito fortemente nas iniciativas voltadas à energia, que é um insumo de grande importância para a indústria paranaense. O fórum vai apresentar soluções para o futuro do setor", salientou durante a abertura do evento.

publicidade

Thiago Fraga, do Grupo FRG Mídias & Eventos, ressaltou que há 3 milhões de conexões à rede elétrica no País e há potencial de ampliar esse número no Brasil. "Há um enorme potencial de geração distribuída. Outro passo importante que está sendo tomado na área é o armazenamento de energia, uma tecnologia que irá complementar a geração distribuída", explicou.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

FÓRUM

publicidade

A 23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída, voltado à cadeia produtiva da região Sul, reúne os principais atores do setor, entre eles representantes do Governo do Paraná, especialistas e representantes do meio acadêmico, que irão tratar de desafios e oportunidades no setor de energia solar fotovoltaica e geração distribuída de fontes renováveis.

O público-alvo é composto por profissionais e empresários representantes da indústria, comércio e serviços, empresas ligadas ao setor da geração distribuída com fontes renováveis, energias renováveis, energia solar fotovoltaica, pesquisadores e instituições de ensino, profissionais liberais e interessados.

O fórum segue até esta quinta-feira (18). Mais informações podem ser obtidas pelo site.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline