Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PARANÁ

Paraná se destaca na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial

Agora os alunos classificados disputam a segunda fase da competição, com uma prova online que fica disponível até 30 de janeiro.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná se destaca na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial
AutorParaná foi o Estado com mais aprovados para a segunda fase da competição de conhecimentos em inteligência artificial, com Curitiba, Santo Antônio da Platina e Londrina como os municípios que lideram o número de classificados. - Foto: Foto: Lucas Fermin/SEEC-PR

O Paraná é destaque na primeira fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 60.317 alunos de todo país selecionados na segunda fase, mais da metade é do Paraná, totalizando 30.911 estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino.

Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, a aprovação em peso dos alunos paranaenses é fruto da parceria da SEI com a Secretaria da Educação (SEED) para permitir não só uma presença maciça do Paraná na competição, como uma boa performance.

Isso mostra que a política do governo em apoiar a inteligência artificial e se tornar referência está cada vez mais forte. Vamos acompanhar as outras fases da Olimpíada para que o Paraná se sobressaia cada vez mais”, disse Canziane

Curitiba lidera o número de classificados, com 2.558 alunos, seguido por Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, com 1,298, e Londrina, com 1173.

publicidade

LEIA MAIS: Especialistas apontam desafios para restrição de celulares nas escolas

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destaca que o domínio e a inserção da inteligência artificial no contexto educacional são fundamentais para preparar os estudantes para os desafios do futuro.

A inteligência artificial é mais que uma ferramenta, é um caminho para transformar a educação e garantir que nossos jovens estejam prontos para as demandas de um mundo em constante transformação. Esse resultado na ONIA reflete o potencial dos nossos alunos e o comprometimento da rede estadual com a inovação, afirmou.

publicidade

A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros que vão representar o país na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global que acontece em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

Agora os alunos classificados disputam a segunda fase da competição, com uma prova online que fica disponível até 30 de janeiro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline