Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PANDEMIA

Paraná não descarta adotar passaporte da vacina

Beto Preto, afirmou que a exigência de carteira de vacinação da Covid-19 para entrar em determinados locais e participar de eventos está sendo discutido pela equipe da saúde

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná não descarta adotar passaporte da vacina
Autor Foto: Franklin de Freitas

O Governo do Paraná estuda adotar o polêmico 'passaporte da vacina'. Em entrevista à rádio CBN Maringá na manhã desta sexta (15), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que a exigência de carteira de vacinação da Covid-19 para entrar em determinados locais e participar de eventos está sendo discutido pela equipe da saúde. "Não há ainda uma decisão. Nós estávamos esperando que o passaporte fosse uma decisão do Ministério da Saúde, incluído no Plano de Nacional de Imunização (PNI). Mas se for necessário, nós vamos tomar a decisão, provavelmente nos próximos dias", afirmou ele. O secretário também demonstrou preocupação com a temporada no Litoral do Paraná: "Aqueles que não se vacinaram devem evitar até descer ao Litoral, porque além de serem presa fácil para o vírus são vetores. Nós precisamos reduzir a circulação do vírus".

Divulgado nesta sexta-feira (15), o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz defende que o sucesso no controle da pandemia no atual estágio em que o Brasil se encontra requer - além de elevada cobertura vacinal -, a associação de outras medidas como passaporte de vacinas e uso de máscara. Para ilustrar, traz exemplos das estratégias adotadas pela Singapura e Inglaterra, que viram os casos de Covid-19 voltarem a crescer em seus países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na visão dos pesquisadores do Observatório Covid-19 Fiocruz, responsáveis pelo Boletim, com menos de 50% da população com esquema vacinal completo, é fundamental que o Brasil adote o passaporte vacinal como uma política pública de estímulo à vacinação e proteção coletiva, além de reforçar para a população a importância da manutenção de outras medidas, como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento físico e social. Eles ressaltam que a combinação deste conjunto de medidas é fundamental para garantir um processo cauteloso de retomada das atividades, a exemplo do que vem sendo realizado em Singapura, país considerado exemplar no enfrentamento da pandemia. “No Brasil, além do aumento da vacinação e da continuidade de medidas protetivas, a retomada de muitas atividades presenciais que foram suspensas durante a pandemia coloca a necessidade de readequar ambientes de convívio com filtros ou melhores condições de ventilação e prever estratégias de vigilância epidemiológica, com ampla testagem. A pandemia ainda está em curso. Estamos avançando, mas não podemos negligenciar cuidados que ainda se fazem fundamentais

Com informações, Bem Paraná

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline