Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
COOPERAÇÃO

Paraná lança Painel da Dengue em parceria com MPPR e UEM

Ferramenta vai reunir e atualizar dados sobre a dengue no Paraná

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná lança Painel da Dengue em parceria com MPPR e UEM
Autor Foto por Sesa - As várias faces do programa permitem que sejam examinados os números totais do Estado ou informações de um único município

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) firmou nesta terça-feira (30) um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Paraná (MPPR) e com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) oficializando a parceria voltada ao desenvolvimento do Painel da Dengue, uma plataforma interinstitucional que está em desenvolvimento. O objetivo é concentrar e facilitar o acesso a dados sobre a doença. A assinatura ocorreu durante a Reunião da Comissão Intergestora Bipartite do SUS (CIB), em Curitiba.

LEIA MAIS: Policiais de Apucarana recebem treinamento para uso do TASER 10

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a nova ferramenta tornará mais atualizada e interativa a visualização dos dados epidemiológicos. Basicamente, o painel propiciará interpretar, de forma mais simplificada, o cenário da doença no Estado. “A dengue é uma preocupação de todos e essa plataforma é importante porque extravasou da saúde para o mundo acadêmico e para a atuação ministerial do MPPR, uma parceria que visa fortalecer ainda mais a luta contra a dengue no Paraná”, disse.

As várias faces do programa permitem que sejam examinados os números totais do Estado ou informações de um único município, contendo todo o histórico epidemiológico e atualizado constantemente.

A promotora do Centro de Apoio e Proteção à Saúde Pública do MPPR, Simone Maria Tavarnaro Pereira, destacou que o projeto vem sendo desenvolvido desde 2022 e surgiu do objetivo comum dos gestores de saúde e do MP no enfrentamento à dengue. “Compete ao MP acompanhar as ações, estimular os planos de combate e, em casos mais extremos, cobrar os gestores municipais”, explicou.

publicidade

A expectativa é que o Painel da Dengue entre em funcionamento nos próximos meses no site do MPPR para que os promotores acompanhem as informações sobre a doença no Estado, disponibilizando os dados também para os municípios. O termo de cooperação tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado.

O procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti, que participou da assinatura do termo de cooperação, destacou a parceria. “Quero destacar e agradecer essa parceria com a Sesa de resolução de problemas, agora temos esse importante diálogo”, afirmou.

A UEM é a responsável pelo desenvolvimento do painel, ampliando as ações universitárias para a sociedade. “Esse diálogo, essa parceria entre Sesa e UEM oportuniza fazermos mais para a população. Nossa missão é atender a população que está sendo beneficiada com mais esse projeto”, destacou o reitor Leandro Vanalli.

publicidade

SITE – O Governo do Paraná mantém há vários anos um site com informações completas sobre a dengue, com boletins de casos, notas orientativas, orientações para os profissionais de saúde (vigilância ambiental, vigilância epidemiológica e aspectos técnicos), dicas rápidas de prevenção, as diferenças de dengue, Zika e Chikungunya, curiosidades e material de divulgação para as prefeituras.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline