Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
QUEIMADAS

Paraná já registrou mais de 9,3 mil incêndios florestais em 2024

Ocorrências evidenciam uma alta de 132% em relação com o mesmo período no ano anterior

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná já registrou mais de 9,3 mil incêndios florestais em 2024
Autor Dado é referente até a última quinta-feira (22) - Foto: Arquivo/TNOnline

O Corpo de Bombeiros Militares do Paraná (CBMPR) já atendeu 9.344 incêndios florestais no Estado, contra 4.011 situações semelhantes no mesmo período de 2023. Uma alta de 132%. A informação foi divulgada no 1º Workshop de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, realizado em Curitiba. O dado é referente até a última quinta-feira (22).

Historicamente, o mês de agosto costuma ter estatísticas elevadas nesse quesito, conforme o governo estadual. Em 2024, porém, tem sido especialmente severo. Temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e chuvas escassas são alguns dos fatores que contribuem para a proliferação dos incêndios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? LEIA MAIS: Incêndios ambientais triplicam no 1º semestre em Apucarana

“Esse aumento preocupa, pois não se refere apenas ao quantitativo, mas à área queimada e à quantidade de dias destinados no combate a incêndios florestais. Neste ano, condições climáticas estão favorecendo essa propagação do incêndio e dificultando sua extinção”, disse a capitã Luisiana Guimarães Cavalca, integrante da Câmara Técnica de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal do CBMPR.

Incêndios florestais no Paraná: apoio do IAT

Além da ação do Corpo de Bombeiros, o combate a incêndios no Paraná tem recebido o apoio do Instituto Água e Terra (IAT). O órgão ambiental tem contribuído ativamente com a mobilização de equipes próprias e com a utilização de aeronave especializada para despejo de água em locais de difícil acesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Os servidores do IAT estiveram em ação, por exemplo, na Ilha Bandeirantes, no Parque Nacional de Ilha Grande, debelando o incêndio no local junto com os brigadistas do ICMBio. Também auxiliaram em ocorrências grandes no município de Maria Helena; no Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais; e na Florestal Metropolitana, em Piraquara. Atualmente, estão apoiando os bombeiros em Cianorte.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: informações RicMais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline