Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SAÚDE

Paraná intensifica ações contra acidentes com escorpiões

Nos dez primeiros meses de 2025, somente na região de Apucarana, foram registrados 66 casos de acidente com escorpiões

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná intensifica ações contra acidentes com escorpiões
Autor O Paraná registrou 6.998 picadas de escorpião e três óbitos neste ano - Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos acidentes com animais peçonhentos, principalmente escorpiões. A ação chama atenção para o perigo do escorpião amarelo, mostra onde eles são encontrados, como prevenir e o que fazer em caso de picada. Para se ter uma ideia, somente na região de Apucarana, nos dez primeiros meses de 2025, foram registrados 66 casos de acidente com escorpiões. Desse total, 20 foram em Apucarana, 13 em Arapongas e outros 13 em Jandaia do Sul.

LEIA MAIS: Segunda parcela do décimo terceiro deve ser depositada até dia 19

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A campanha começou com a distribuição de 300 mil folders com as orientações para as regiões onde foram registrados mais casos, sobretudo no Norte Pioneiro, Norte e Noroeste do Paraná. Entre as cidades que possuem a maior incidência está Jardim Olinda, no Noroeste do Paraná, com incidência de 141,5 casos para 10 mil habitantes.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anuncia que um vídeo e um alerta em áudio com esclarecimentos e cuidados começam a ser veiculados em TVs e rádios em todo o Paraná, além de campanhas nas redes sociais da Sesa. “A nossa campanha quer mostrar que o perigo que um escorpião representa é grande, mas que há formas de se evitar que ele seja uma ameaça para as pessoas, principalmente para as crianças. Cada um precisa fazer sua parte e evitar entulho ou sujeira no quintal, que é onde eles se escondem”, reforça Beto Preto.

O Paraná registrou 6.998 picadas de escorpião e três óbitos neste ano. Duas das mortes ocorreram no município de Cambará e outra em Jacarezinho, ambas cidades do Norte Pioneiro. As vítimas foram duas crianças e um adolescente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A região onde houve mais capturas e envios foi a 13ª Regional de Saúde, de Cianorte, com 6.363. A 19ª RS, de Jacarezinho, capturou e encaminhou 6.138 e a terceira região foi a de Londrina (17ª RS), com 4.363.

16ª Regional de Saúde de Apucarana

Na 16ª Regional de Saúde de Apucarana, treze dos dezessete municípios assinaram um termo de adesão, para receber doses do soro antiescorpiônico e agilizar o socorro em casos de picadas de escorpião. A entrega dos medicamentos já foi feita pela regional aos municípios e, ao mesmo tempo, foram repassadas as instruções de uso em casos de acidentes com escorpiões.

O tema foi amplamente discutido em reunião convocada pela Regional de Saúde, quando representantes dos municípios avaliaram o registro de muitos casos de acidentes com escorpiões. O diretor da 16ª RS, Paulo Vital, manifesta preocupação com o registro de muitos casos com escorpiões na região. “Felizmente, não houve óbitos na região de Apucarana, mas é preciso que todas as equipes da saúde pública dos municípios disponham do soro antiescorpiônico e estejam orientadas e treinadas para agir com rapidez em situações de emergência”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer em caso de picada de escorpião

A pessoa deve ser encaminhada imediatamente à unidade de saúde mais próxima. A orientação é levar o escorpião ou uma fotografia dele para agilizar o diagnóstico.

O escorpião que mais causa acidentes graves e fatais no Paraná é o Tityus serrulatus, conhecido como “escorpião amarelo”, cuja picada pode provocar reações severas - principalmente em crianças, idosos e pessoas com histórico de alergias - e até levar à morte. Essa espécie passou a ser identificada em áreas urbanas do Paraná na década de 80.

Em caso de picada, os Centros de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) podem ser acessados pelos telefones: 0800 041 0148 (Curitiba); (43) 3371-2244 (Londrina); (44) 3011-9127 (Maringá); e (45) 3321-526 (Cascavel)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira medidas que precisam ser adotadas:

* Manter quintal e terrenos limpos, evitando acúmulo de entulhos, restos de materiais de construção e objetos desnecessários.

* Tampar ralos, caixas de gordura, frestas nas paredes e rodapés, e utilizar telas em aberturas e grelhas dos ralos.

* Examinar roupas, calçados, toalhas e lençóis antes de usá-los, principalmente se estiverem guardados no chão ou em locais pouco utilizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

* Utilizar luvas e calçados em atividades de jardinagem ou em áreas de risco.

* Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e forros.

* Instalar vedantes ou sacos de areia nas portas e janelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

* Eliminar fontes de alimento para os escorpiões, como baratas, mantendo o ambiente limpo e o lixo bem acondicionado.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline