Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
MARINGÁ

Paraná Faz Ciência 2024 é aberto no câmpus da UEM

A estrutura conta com a oferta de food trucks, banheiros e refrigeradores de ar para aliviar o calor

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná Faz Ciência 2024 é aberto no câmpus da UEM
Autor Foto por UEM - Pavilhão científico encanta visitantes e abre Paraná Faz Ciência na UEM

O Paraná Faz Ciência 2024 inaugurou nesta terça-feira (8) o coração do evento. Com um espaço de 4.900 m², o pavilhão de tendas Estação Ciência está localizado no campo das paineiras, em frente ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), no câmpus-sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

📰 LEIA MAIS: Vereador mais votado em Apucarana não é eleito; entenda

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nos períodos da manhã e da tarde, milhares de pessoas já visitaram os mais de 50 estandes interativos e a praça de alimentação do pavilhão. A estrutura conta com a oferta de food trucks, banheiros e refrigeradores de ar para aliviar o calor. Dezenas de ônibus escolares trouxeram ao evento estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas cadastradas junto ao Paraná Faz Ciência 2024. As atrações, que vão até sexta-feira (11), são gratuitas e abertas às comunidades interna e externa da Universidade.

Na Estação Ciência estão expostos ao público alguns resultados da ciência produzida no Paraná. As mostras são interativas e incluem oficinas e atividades dinâmicas para todas as idades. Logo em frente está a Estação Cultura, também aberta nesta terça-feira (8). Por lá, os visitantes podem conferir atividades culturais e apresentações artísticas ao longo dos próximos quatro dias.

Entre as principais atrações, estão expostos projetos e pesquisas científicas dos sete centros de ensino da UEM, bem como de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná – as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar), além da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e de entidades privadas.

publicidade

Também estão representados no pavilhão os câmpus regionais da UEM o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UEM), a Editora da UEM (Eduem), o projeto Tecidoteca, a Comissão Universidade para os Índios (Cuia) e a Articulação dos Universitários Indígenas da UEM (Auind). Há, ainda, estandes de empresas e instituições parceiras do evento, como o parque tecnológico Maringá Tech, a Polícia Científica do Paraná, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Paraná Faz Ciência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a cooperativa agroindustrial Cocamar.

Semana Paraná Faz Ciência começa com anúncio de R$ 30 milhões e nova rede de pesquisaParaná é o quarto estado com mais estudantes universitários do Brasil, aponta Censo

Estiveram presentes à solenidade de inauguração do espaço autoridades, pesquisadores, docentes, estudantes e visitantes, que aguardaram, ansiosos, o momento da entrada no pavilhão. Fizeram o desenlace da fita inaugural do pavilhão o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a vice-reitora Gisele Mendes de Carvalho, o diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, o reitor da Unioeste e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Alexandre Webber, e o reitor da Unicentro, Fabio Hernandes,.

publicidade

De acordo com Bona, a presença de estudantes dos ensinos fundamental e médio é essencial para o sucesso do evento. “O nosso objetivo é fazer com que a sociedade como um todo, e sobretudo os estudantes da educação básica, possam conhecer o processo de fazer ciência a partir daquilo que se produz nas nossas universidades e instituições de ciência e tecnologia do Paraná. O intuito é desmistificar a ciência. Quando estamos na escola, costumamos pensar que a ciência é feita por semideuses, por pessoas que vivem uma realidade diferente da nossa. E queremos mostrar o contrário, que qualquer pessoa pode escolher uma carreira científica”, afirmou.

Para Leandro Vanalli, a integração entre alunos da educação básica e estudantes da própria UEM é benéfica para ambas as partes. “É um grande momento para celebrarmos a ciência, a inovação, a tecnologia, a cultura e a arte em nosso estado, assim como tudo o que fazemos em benefício das comunidades onde estamos localizados”, disse.

ATRAÇÕES PARA TODAS AS IDADES - De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC) da UEM e coordenador do evento, Rafael da Silva, as atrações das estações Ciência e Cultura foram pensadas para um público diverso. “Este espaço é o coração do evento. Já temos um fluxo muito intenso de escolas que chegam, são recebidas e encaminhadas para os estandes. E não tem restrição de idade. A faixa etária do evento é para quem quer conhecer um pouco de ciência, tecnologia e inovação. Desde as mais pequeninas até os mais maduros, todos estão convidados, porque o Paraná Faz Ciência é feito para acolher todos e todas”, explicou.

publicidade

Qualidade das universidades estaduais é destaque em mais um ranking internacional

Foi exatamente o que se viu nos estandes. Maria Clara Santos de Oliveira, 10 anos, se encantou com as novidades que aprendeu no pavilhão. “Eu vim com a minha escola para ter a experiência de conhecer coisas novas e a cultura do Paraná. Tem animais empalhados, tecnologias, fósseis, então estou achando muito legal”, contou a estudante do 5º ano do ensino fundamental.

Já Pedro Henrique Barboza, de 20 anos, estuda na UEM. O graduando em Matemática também foi um dos visitantes do primeiro dia de atrações no câmpus-sede. “Aprendi bastante até agora, gosto de saber de coisas novas. Tem um experimento de Bioquímica que utiliza realidade virtual para criar um jogo sobre células, enzimas e mudanças corporais. Essa foi a parte que mais me chamou atenção. Está tudo bem estruturado e adaptado para qualquer idade”, afirmou.

publicidade

Entre os pontos mais visitados pelos estudantes, o estande do HUM/UEM ofertou oficinas e atividades práticas. Em uma delas, os visitantes aprenderam a realizar ações emergenciais como a manobra de desengasgo e a massagem cardiorrespiratória.

“Situações de urgência e emergência acontecem em qualquer lugar e a qualquer momento. Então, as pessoas, inclusive as crianças, passam pelo nosso estande e aprendem a fazer os primeiros socorros e a comunicar essas situações para o Samu pelo 192. São manobras simples, fáceis de serem realizadas e que salvam muitas vidas”, destacou a coordenadora do estande e professora do Departamento de Enfermagem (DEN), Rafaely Nogueira Sanches.

Experimentos científicos, atividades interativas e exposições de museus universitários também estão entre os destaques do dia de abertura do pavilhão. A expectativa da organização é que o público aumente ainda mais a partir de quinta-feira (10), quando terá início a Mostra de Profissões da UEM no câmpus-sede. A Estação Ciência e a Estação Cultural seguem abertas para visitação até sexta-feira (11).

publicidade

PARANÁ FAZ CIÊNCIA 2024 - A programação completa do Paraná Faz Ciência 2024 está disponível no site oficial do evento.

As atividades estarão divididas em seis eixos temáticos: Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade; Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação; Visitas Técnicas; Oficinas; Cultura e Arte; e Eventos Acadêmicos.

Os principais eventos integrantes do Paraná Faz Ciência estão sendo transmitidos online na UEM TV, no NeadTube e no perfil da PEC no Instagram.

publicidade

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para o endereço de e-mail [email protected].

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline