MAIS LIDAS
VER TODOS

Semipi

Paraná faz ações para emissão da Carteira Nacional de Artesão

A carteira é gratuita, válida em todo o território nacional, garantindo o acesso a feiras, capacitações e políticas públicas específicas do setor

Da Redação

·
Carteira Nacional do Artesão
Icone Camera Foto por Talita Lopes / SEMIPI
Carteira Nacional do Artesão
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.08.2025, 11:41:51 Editado em 06.08.2025, 11:41:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) vem intensificando os esforços para ampliar o número de artesãos certificados no Paraná. Para aproximar os serviços do público, a Semipi tem promovido mutirões mensais em parceria com o Liceu de Ofícios Criativos.

📰 LEIA MAIS: Beto Preto destaca conquista de R$ 35,9 milhões para asfalto em Apucarana

continua após publicidade

Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, destaca a importância do reconhecimento institucional da atividade artesanal. “Reconhecer o artesanato como política pública é também valorizar a identidade cultural e a geração de renda. Estamos falando de dignidade, de autonomia econômica e de preservação de saberes tradicionais que atravessam gerações”, comenta.

Segundo a coordenadora Estadual de Fomento ao Artesanato, Pollyana Medeiros, além da certificação, os mutirões oferecem orientações práticas sobre gestão, precificação, uso de redes sociais e acesso a feiras. “Estamos diante de um grande desafio. A carteira segue critérios definidos por uma portaria federal, e muitos profissionais que não se enquadram nas técnicas reconhecidas acabam ficando fora. Mesmo assim, temos trabalhado para ampliar o alcance dessa política e oferecer ferramentas para que esses profissionais fortaleçam seus negócios”, explica.

Ela ressalta a importância das parcerias locais para o sucesso da ação. “O Liceu de Ofícios Criativos tem estrutura de convivência, capacitação e contato direto com os artesãos, tornando o processo mais ágil e humano.”

continua após publicidade

A Carteira Nacional do Artesão é gratuita, válida em todo o território nacional, e garante ao profissional o acesso a feiras, capacitações e políticas públicas específicas do setor.

Em 2025, já foram feitos três mutirões: Morretes, Adrianópolis e Santo Inácio. O próximo será 21 de agosto, em Curitiba. A partir de setembro, os mutirões serão sempre na última quinta-feira do mês, com lugares a serem definidos.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp

continua após publicidade

ATENDIMENTO

O atendimento ocorre no Liceu de Ofícios Criativos, localizado na Rua Mateus Leme, 22 – bairro São Francisco, em Curitiba, sempre na última quinta-feira do mês. Excepcionalmente em agosto, serão realizados dois encontros, nos dias 7 e 21, das 9h às 17h, no mesmo local.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná faz ações para emissão da Carteira Nacional de Artesão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!