Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
LEVANTAMENTO

Paraná é líder nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

Esse é o segundo ano consecutivo que o Estado lidera o levantamento

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná é líder nacional em ranking de inovação e sustentabilidade
AutorO ranking da consultoria Bright Cities considera indicadores dos 319 municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes. - Foto: Gilson Abreu/AEN

O Paraná foi considerado o estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking da consultoria Bright Cities. Esse é o segundo ano consecutivo que o Paraná lidera o levantamento, que considera indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A ideia do levantamento é observar como os estados e as cidades têm trabalhado para impactar o bem-estar de seus habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias existentes.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O ranking da consultoria Bright Cities considera indicadores dos 319 municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes. Curitiba, Maringá e Londrina aparecem entre as melhores cidades do País no quesito.

A partir dessa metodologia, a plataforma atribuiu ao Paraná nota 6,31 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49. São Paulo foi o vice-líder, com nota 6,17, seguido por Santa Catarina, com 5,95.

“Nos últimos anos, o Paraná se tornou uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável, demonstrando que é possível aliar altos índices de produtividade no agronegócio e na indústria com a preservação do meio ambiente”, afirma o governador Ratinho Junior (PSD).

publicidade

Ainda conforme a consultoria, o reconhecimento ao Paraná reflete os esforços conjuntos do setor público e da iniciativa privada em promover ações que impulsionam a inovação e a sustentabilidade em todos os níveis. Entre estas iniciativas que levaram ao resultado, o Bright Cities destaca investimentos em energias renováveis, o fomento à inovação tecnológica, o incentivo ao empreendedorismo e à criação de startups.

Outro ponto de destaque do Paraná no levantamento é a implementação de políticas públicas voltadas para a conservação dos recursos naturais, incluindo a gestão sustentável dos recursos hídricos, o estímulo à reciclagem e o planejamento urbano pesaram na avaliação. Em março, o Paraná também registrou uma redução de 59% do desmatamento ilegal.

Curitiba foi a cidade paranaense melhor avaliada no quesito de inovação e sustentabilidade na edição 2024 do ranking nacional, com uma nota média de 6,38. A Capital ficou na 9ª colocação entre as cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes. Depois, aparecem a cidade de Maringá, na 12ª posição, com uma nota de 6,34, e Londrina, na 22ª, com avaliação média de 6,21.

publicidade

Outras cidades que também aparecem entre as 100 mais inovadoras e sustentáveis do Brasil foram Umuarama (23ª), Pinhais (40ª), Cascavel (41ª), Toledo (54ª), Foz do Iguaçu (77ª), Arapongas (83ª) e Campo Largo (94ª).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline