Paraná discute desastres em evento da ONU na Suíça
O Paraná participa da 8ª Sessão da Plataforma Global da ONU para discutir estratégias de redução de riscos de desastres em Genebra, Suíça
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Paraná participa da 8ª Sessão da Plataforma Global para a Redução do Risco de Desastres (GP2025), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), de segunda até esta sexta-feira (02 a 06), em Genebra, Suíça. O Estado é representado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil no evento, que reúne líderes e especialistas de todo o mundo para discutir estratégias de prevenção e mitigação de desastres, com foco na implementação do Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres (2015-2030).
?? LEIA MAIS: Nota Paraná sorteia prêmios na segunda (09); veja como participar
“É uma oportunidade ímpar para o Paraná alinhar suas estratégias de gestão de riscos às melhores práticas internacionais”, afirma o coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Raimundo Schunig, que participa do encontro. “Os conhecimentos apresentados são fundamentais para aprimorar nossas ações de prevenção e resposta a desastres, sempre com foco na proteção da população e na construção de comunidades mais resilientes”.
O tema desta sessão da Plataforma é "Cada Dia Conta: Agir pela Resiliência Hoje", focalizando a importância da implementação imediata de ações que produzam mais capacidades de mitigação e resiliência das comunidades aos desastres.
São discutidos temas como gestão de riscos no contexto de mudanças climáticas; grupos vulneráveis afetados pelos desastres; como os desastres afetam a educação; metodologias para redução de perdas a nível global, considerando o Marco de Sendai (definido no Japão, em 2015) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS. Também são apresentados projetos de diversos países como Japão, Tunísia e Indonésia; além de tecnologias para acelerar a redução do risco de desastres.
Segundo Fernando Schunig, a participação da Defesa Civil em um evento com esta dimensão é impactante para o Paraná. “É de grande relevância, pois permite a troca de experiências e o acesso a práticas inovadoras que podem ser adaptadas à realidade do Estado, aprimorando programas e ações já em curso e possibilitando novas estratégias”, diz o coordenador estadual. “Os desastres podem causar muitos prejuízos econômicos e sociais, e desenvolver mecanismos para a proteção é essencial”.
“A presença do Paraná na Plataforma Global reforça o compromisso com a agenda internacional de redução de riscos de desastres e destaca a importância da cooperação global para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e eventos extremos”, finaliza.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline