Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SEGURANÇA

Paraná cria projeto para dar segurança aos recém-nascidos

Ferramenta de Biometria Neonatal será importante para contribuir com o combate a troca de bebês e ao tráfico de pessoas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná cria projeto para dar segurança aos recém-nascidos
AutorFoto: Geraldo Bubniak/AEN

Nesta terça-feira (08), no Estado do Paraná, foi assinado um termo para a implementação do piloto Biometria Neonatal, projeto de identificação dos recém-nascidos logo após o parto. A tecnologia permite a identificação biométrica ainda na sala de parto e foi desenvolvida pela empresa brasileira Natosafe. A plataforma criada (infant.id) faz captura, análise e exportação de digitais em alta definição desde o minuto zero de vida de uma criança. As informações aumentam as chances de localizar a criança em caso de troca de bebês e de sequestro.

A tecnologia foi desenvolvida para ser utilizada por maternidades, hospitais, postos de vacinação, clínicas médicas, centros e institutos de identificação, cartórios de registro civil e até no controle de fronteiras.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A parceria foi assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, e o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. A ação envolve, também, as secretarias estaduais da Saúde e da Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação, e a Celepar.

“A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho tem entre as suas funções a garantia dos direitos da criança. Essa ferramenta será importante para contribuir com o combate a troca de bebês e ao tráfico de pessoas, por exemplo”, destacou o secretário Ney Leprevost.

O piloto será instalado no Hospital do Trabalhador, instituição que foi indicada pela Secretaria de Estado da Saúde. O Paraná será o quinto Estado do Brasil a adotar essa tecnologia. A plataforma já está em funcionamento em Goiás, Pernambuco, Mato Grosso e Santa Catarina.

publicidade

“É uma operação multifacetada, que envolve diversas secretarias. É o que podemos chamar de gestão colaborativa, porque o que nos une é a cidadania”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo.

Para o secretário de Segurança Pública, Rômulo Marinho, o projeto contribui para melhorar o serviço prestado aos cidadãos paranaenses. “Temos buscado melhorar o Instituto de Identificação e em breve devemos ter unidades dentro dos principais shoppings da cidade para facilitar o atendimento”, afirmou.

Um dos principais motivos, que é a troca de crianças e o desaparecimento é fundamentado. De acordo com os dados apresentados no projeto, o Ministério da Saúde registra cerca de 500 trocas de recém-nascidos por ano. A desembargadora Lidia Maejima, coordenadora do Programa Criança e Adolescente Protegidos no âmbito do TJPR, têm apresentado projetos desde 1991 a respeito da identificação neonatal e agora comemora o surgimento da tecnologia que possibilitou torná-la efetiva. “Realizamos um importante passo de nossa luta, que vai garantir a segurança das crianças”, declarou.

publicidade

Participaram do evento os juízes auxiliares do presidente do TJPR Anderson Ricardo Fogaça e Fabiane Pieruccini; o chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, César Neves; o vice-diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Fábio Tadeu Dambros; o diretor de Tecnologia da Celepar, Anibal André Antunes Mendes; o presidente da empresa Natosafe, Ismael Aliyama Cruz; o chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania da Sejuf, Sílvio Jardim; e a coordenadora do Programa Criança e Adolescente Protegidos no pela Sejuf, Maria Eduarda Janotto da Fonseca.


Fonte: Agência Estadual de Notícias.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline