Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PROGRAMA OLHO VIVO

Paraná atinge mil câmeras instaladas para segurança pública

O avanço mais significativo tem sido no Interior, com 536 das 614 câmeras planejadas já instaladas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Paraná atinge mil câmeras instaladas para segurança pública
Autor As cidades de Guarapuava e Maringá estão próximas de 100% - Foto: SESP

O Programa Olho Vivo alcançou a marca de mil câmeras instaladas em diversas cidades do Paraná, de acordo com o último levantamento divulgado nesta quinta-feira (12). São 1.012 equipamentos inteligentes distribuídos em 22 municípios, o equivalente a 64,9% das 1.560 que serão instalados nessa fase pelo Governo do Estado.

O avanço mais significativo tem sido no Interior, com 536 das 614 câmeras planejadas já instaladas. As cidades de Guarapuava e Maringá estão próximas de 100%. Londrina, Foz do Iguaçu, Umuarama e Cascavel já chegam a quase 90%, enquanto que Guaíra e Ponta Grossa se aproximam dos 80% das câmeras instaladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

📰 LEIA MAIS: CNH Social: Paraná abre inscrições para 4 mil vagas de habilitação gratuita

Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Litoral, nove municípios já estão com todas as câmeras instaladas. São eles: Araucária, Fazenda Rio Grande, Campina Grande do Sul, Pinhais, Piraquara, Guaratuba, Morretes, Matinhos (esta com mais equipamentos instalados do que o previsto inicialmente, devido a ajustes) e Almirante Tamandaré, que recebeu a fase piloto do programa.

Completam a lista de municípios Colombo (97%), Paranaguá (95%), São José dos Pinhais (93%), Pontal do Paraná (86%) e Campo Largo (59%). Juntos, RMC e Litoral já receberam 476 câmeras. As demais serão instaladas em Curitiba, trechos estratégicos em rodovias e reforços pontuais nas demais cidades selecionadas para essa fase.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sequência da instalação, policiais militares dos batalhões regionais estão passando por treinamentos para uso da plataforma, o que deve acontecer ao longo do primeiro semestre. Policiais da Capital, Litoral e algumas outras regiões já passaram pelo treinamento.

CASOS RESOLVIDOS – Entre os casos mais recentes que contaram com o auxílio do Olho Vivo está a prisão de dois indivíduos suspeitos de realizarem diversos furtos na região de Foz do Iguaçu, no Oeste.

Após informações do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone) de que a dupla fugia para Curitiba, foi criado um alerta a partir da placa e modelo do veículo. Com a identificação da localização do veículo, que já se encontrava na Capital, os policiais realizaram a abordagem. Além da prisão, foram apreendidos cartões de crédito, celulares e dinheiro em diferentes moedas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema também foi amplamente utilizado durante o Verão Maior Paraná, contribuindo para aumentar a segurança de moradores e veranistas durante a alta temporada e na resolução de crimes, como localização de foragidos da Justiça, prisão de pessoa acusada de violência doméstica e recuperação de veículos.

Esse tipo de abordagem é possível graças ao sistema do Olho Vivo que, a partir de inteligência artificial (IA), facilita o trabalho das forças policiais. Isso porque o uso de IA passa a ser de “investigação assistida”, em que as câmeras deixam de depender apenas da observação humana e passam a contar com ferramentas de análise automática.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os novos equipamentos têm entre os recursos o cruzamento de dados, imagens e inteligência artificial em tempo real para auxiliar as forças de segurança no reconhecimento de criminosos e suspeitos procurados e na identificação de veículos furtados ou roubados.

26 MIL CÂMERAS – O Olho Vivo é coordenado de forma integrada pela Secretaria da Segurança Pública, Secretaria das Cidades e pela Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados, com arquitetura tecnológica desenvolvida para operar em larga escala e em conformidade com a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD). Serão investidos R$ 400 milhões em repasses para os municípios adquirirem câmeras até o montante de 26,5 mil unidades. O recurso será a fundo perdido, sem necessidade de devolução por parte das gestões municipais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline