Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SAÚDE

Paraná articula com a OPAS eixos de assistência epidemiológica

Paraná articula com a OPAS eixos de assistência epidemiológica

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Paraná está articulado com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil uma ação que avalia e analisa os eixos da assistência, vigilância epidemiológica, sistema de informações e produção de dados aplicados no enfrentamento da Covid-19. O objetivo do trabalho é consolidar ações consideradas positivas em todos os municípios do Estado e implementar novas condutas e atividades.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e diretores da Sesa, reuniram-se nesta terça-feira (01) com a coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergência e Desastres do escritório da Organização da OPAS, Maria Almiron, e o consultor nacional da organização, Rodrigo Said, para debater as ações.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Neste primeiro momento, a equipe da Organização Pan-Americana percorre os municípios de Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá, visitando equipamentos de saúde, como unidades de atenção primária, unidade de urgência e emergência e hospitais indicados para tratamento da Covid-19.

“O Paraná é referência no país pela organização da rede hospitalar e de laboratórios implantadas desde o início da pandemia, o que possibilita neste momento estar em um patamar diferenciado no combate ao coronavírus no país”, disse Beto Preto. “Este trabalho com a OPAS terá uma grande importância e poderá refletir em ampliação da melhoria do atendimento também pelos municípios”.

O relatório inicial sobre levantamento feito nos três municípios será apresentado pela equipe da OPAS à Secretaria da Saúde no final desta semana. Depois fará parte de um documento ampliando e detalhado e que deve ser encaminhado dentro de 20 dias à secretaria.

publicidade

“Poderemos repercutir posteriormente as avaliações com todas as secretarias municipais para aperfeiçoamento da rede”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes. “Tudo é muito novo em relação aos procedimentos de enfrentamento da Covid-19, então ao mesmo tempo é um grande aprendizado para a saúde pública de todo mundo”.

COE - Integrantes da OPAS também participaram da reunião do Centro de Operações em Emergência do Paraná.

Maria Almiron disse que neste momento esta é a única missão presencial da organização.

publicidade

“O objetivo maior é desenvolver trabalhos em parceria e resgatar as boas práticas realizadas pela Secretaria da Saúde do Paraná no enfrentamento da Covid-19. Os exemplos acompanhados aqui vamos levar para outras partes do mundo”, disse.

O consultor do escritório da OPAS em Washington, Enrique Pérez, também participou da reunião do COE, por vídeo, e reforçou a visibilidade do trabalho que o Paraná vem realizando no combate à pandemia. “Gostaríamos de ver em todos os países o encontro de gestores municipais, de Regionais de Saúde e do Governo do Estado, como estamos acompanhando hoje no COE Paraná. É um modelo de organização”, afirmou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline