"Paraíso das Águas": Conheça a cidade devastada pelo tornado no PR
Rio Bonito do Iguaçu, antes um paraíso natural, agora se reergue após devastador tornado. Conheça sua história
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Antes de ser devastada pelo tornado que atingiu o município na última sexta-feira (7), Rio Bonito do Iguaçu era conhecida por suas paisagens exuberantes, pela vocação agrícola e pelo turismo de natureza. Localizada no Centro-Sul do Paraná, a cidade figurava entre os destinos mais procurados por quem buscava tranquilidade, rios cristalinos e contato com o meio ambiente.
📰 LEIA MAIS: ALEP faz sessão extra neste domingo por repasse a vítimas de tornado
Descrita pelo Viaje Paraná, órgão oficial de turismo do governo estadual, como a “terra das águas, da agricultura e da pecuária”, Rio Bonito do Iguaçu encantava visitantes com seus cânions formados pelo antigo leito do rio Iguaçu, cachoeiras e a represa da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago — um dos principais cartões-postais da região.
O Balneário do Alagado, formado a partir do lago artificial da usina, era ponto de lazer e devoção. O local reúne uma praia artificial, área de camping e recebe romarias de fiéis que visitam a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, símbolo da fé local.
Além das belezas naturais, o município também se destacava pela história de luta e resistência no campo. No Centro da Memória Terra e Povo, localizado no Assentamento Marcos Freire, a 32 km da cidade, visitantes conhecem a trajetória de trabalhadores rurais no maior complexo de Reforma Agrária da América Latina.
Com cerca de 14 mil habitantes, Rio Bonito do Iguaçu agora enfrenta o desafio de se reerguer. A cidade que se orgulhava de sua força e da harmonia com a natureza busca, mais uma vez, renascer das próprias marcas — desta vez, deixadas por um dos temporais mais destrutivos de sua história.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline