Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CACAU CHEGOU!

Pantera Negra chega ao Zoológico de Curitiba e ganha recinto especial

A onça-pintada melânica de sete anos veio de Brasília para sua nova casa, na capital paranaense

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Quem estava no Zoológico Municipal de Curitiba na manhã desta quinta-feira (21) se surpreendeu com o rugido de uma nova e muito especial moradora. Acontece que, por volta das 11h45, a caixa de transporte da onça-pintada melânica Cacau foi aberta. Conhecida popularmente como "pantera negra", ela veio transportada de Brasília para sua nova casa, na capital paranaense.

Cacau é a primeira onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Com sete anos de idade e cerca de 70 quilos, ela passou uma temporada no Criadouro Conservacionista Instituto Nex, sendo uma das últimas onças melânicas do bioma Mata Atlântica.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Onça-pintada escala parede de recinto e assusta visitantes; veja vídeo

A mudança para o Zoo de Curitiba foi uma recomendação de especialistas. "Acompanhamos a história da Cacau desde o nascimento dela, em Foz do Iguaçu, e construímos os novos recintos do Zoo especialmente para ela. O ICMBio recomendou a vinda da Cacau para Curitiba, inclusive pelos recintos que construímos pensando no bem-estar do animal", explicou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Ferraz Evaristo de Paula.

De acordo com Evaristo, a espécie é um animal raro na Mata Atlântica e a estimativa é que existam cerca de 250 onças-pintadas livres. "A Cacau já nasceu em um ambiente controlado por humanos, mas os filhos ou netos dela poderão ser soltos na natureza para a preservação da espécie, no futuro", completou o diretor.

publicidade

Espaço especial para viver

A pantera negra ganhou em Curitiba um novo recinto especial. Cacau terá 500 m² para caminhar, correr e se exercitar pelas várias plataformas e outras estruturas que visam promover o bem-estar animal.

Ela também terá duas piscinas para se refrescar nos dias de calor e nadar, comportamento típico de onças na natureza. Cacau terá como vizinhos, também em casas novas que serão em breve inauguradas, os já moradores do Zoo Ares, Raoni e Maya (onças-pintadas) e as pumas Juma, Gordo e Mali.

Andou de avião!

A oncinha retornou para sua "terra natal" em grande estilo. Ela foi transportada de Brasília para Curitiba pelo programa Avião Solidário da Latam, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

publicidade

Cacau ficou no compartimento de carga de um voo de passageiros, devidamente acondicionada. Depois, foi levada até o Zoológico por uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O trajeto feito de avião reduziu em 17 horas a viagem em comparação com um deslocamento terrestre.

Veja a reportagem:

publicidade

TnOnline TV

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline