Outubro terá chuva e temperaturas próximas da média no Paraná
Segundo o Simepar, Oeste e Sudoeste concentram maiores volumes de chuva, enquanto Norte e Noroeste seguem mais secos

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que outubro apresente temperaturas e volumes de chuva dentro da média histórica em todo o estado. As regiões Oeste e Sudoeste devem concentrar os maiores acumulados, enquanto Norte e Noroeste terão menor incidência de precipitação.
LEIA MAIS: Sensores digitais de glicemia serão distribuídos pelo SUS no Paraná
De acordo com o coordenador de operações do Simepar, Marco Jusevicius, duas frentes frias devem atravessar o Paraná nas primeiras semanas do mês, podendo provocar tempestades mais intensas no Oeste, Noroeste, Sudoeste e Sul. Já nas demais regiões, incluindo os Campos Gerais, Curitiba e o Litoral, os efeitos serão menores.
Entre a passagem das frentes frias, o tempo deve permanecer estável, com sol e temperaturas elevadas. Em áreas como Norte, Noroeste e Oeste, as máximas podem ultrapassar 34 °C, com umidade relativa do ar variando entre 25% e 50% à tarde.
Na segunda quinzena, o predomínio será de sol e calor, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas e até ondas de calor, especialmente no Norte e Noroeste.
Historicamente, outubro é um mês chuvoso no Paraná. No Oeste e Sudoeste, cidades como Foz do Iguaçu, Medianeira e Francisco Beltrão registram entre 225 mm e 250 mm de chuva. Já regiões como Curitiba, Palmas e General Carneiro apresentam temperaturas médias mais baixas, variando entre 14 °C e 16 °C, enquanto no Norte e Noroeste as médias ficam entre 22 °C e 24 °C.