Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ENTENDA

Ortigara diz que assunto “taxa do agro” do Paraná está superado; veja

Segundo Norberto Ortigara, governo do Estado pretende negociar um modelo de contribuição para investimentos em estradas rurais e rodovias

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ortigara diz que assunto “taxa do agro” do Paraná está superado; veja
AutorOrtigara esteve nesta quinta-feira em Apucarana, onde participou da solenidade de premiação dos vencedores do 20º Concurso Café Qualidade Paraná - Foto: Gilson Abreu/AEN

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou nesta quinta-feira (24) em Apucarana, que o governo do Estado já recuou da implantação da “taxa do agro” e que, por enquanto, o assunto está superado e apaziguado. Segundo ele, a intenção agora é negociar um novo modelo de contribuição que envolva não só a produção, como também outros setores do agronegócio para constituição deste fundo exclusivo de logística, denominado pelo governo do Estado de “Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística”.

O projeto foi encaminhado nesta semana à Assembleia Legislativa para votação em regime de urgência, juntamente com um pacote de outras propostas, porém foi retirado de pauta após manifestação contrária de setores do agronegócio. A taxação recairia na comercialização de alguns produtos como soja, milho, trigo, cana-de-açúcar e pecuária.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme Ortigara, o objetivo do governo do Estado com a “taxa do agro” era compor um fundo para manutenção das rodovias estaduais e melhorias nas estradas rurais, com pavimentação através de pedras irregulares e até mesmo com asfalto nos eixos rurais principais. A meta, inclusive, era pavimentar 3 mil quilômetros de estradas rurais em todo o Paraná.

A taxa foi proposta, conforme explica, porque houve uma mexida muito grande na tributação do Estado, especialmente nas áreas de energia, combustíveis e comunicações. No seu entender, com essa mexida na tributação feita pela União “com fins políticos”, estados e municípios perderam muito dinheiro para alimentar seus orçamentos e garantir serviços aos cidadãos.

Ortigara admite que o movimento no sentido da taxação foi mal conduzido e houve uma reação natural, justa e correta do setor produtivo rural. “Nós não temos nada a opor, pelo contrário, o sentimento do agricultor foi de guela abaixo e nós rapidamente recuamos e retiramos de pauta”, disse.

publicidade

“Quem sabe com mais devagar possamos, a exemplo do que fez Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com pouco mais de sofrimento também, tentar construir, se for viável, algum movimento para constituir um fundo para investimentos. Se não der, paciência”

- Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento
Ortigara esteve nesta quinta-feira em Apucarana, onde participou da solenidade de premiação dos vencedores do 20º Concurso Café Qualidade Paraná. Assista:

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou nesta quinta-feira, em Apucarana, que o governo do Estado já recuou da implantação da “taxa do agro” e que, por enquanto, o assunto está superado e apaziguado. Segundo ele, a intenção agora é negociar um novo modelo de contribuição que envolva não só a produção, como também outros setores do agronegócio para constituição deste fundo exclusivo de logística, denominado pelo governo do Estado de “Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística”. O projeto foi encaminhado nesta semana à Assembleia Legislativa para votação em regime de urgência, juntamente com um pacote de outras propostas, porém foi retirado de pauta após manifestação contrária de setores do agronegócio. A taxação recairia na comercialização de alguns produtos como soja, milho, trigo, cana-de-açúcar e pecuária. tnonline




publicidade

Por, Edison Costa

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline