Operador de drone é preso por impedir decolagem de helicóptero de resgate no PR
O incidente ocorreu enquanto equipes do Corpo de Bombeiros prestavam atendimento a um jovem vítima de afogamento em uma piscina
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um homem foi preso em flagrante na noite de domingo (15) em Guaratuba, no litoral do Paraná, após operar um drone ilegalmente e interromper o resgate aéreo de um adolescente de 13 anos. A aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) ficou retida por cerca de sete minutos devido à proximidade do equipamento, o que comprometeu a segurança da tripulação e da vítima.
LEIA MAIS: Paraná registra cinco nuvens funil em dois meses; fenômeno é estágio inicial de tornado
O incidente ocorreu enquanto equipes do Corpo de Bombeiros prestavam atendimento a um jovem vítima de afogamento em uma piscina. Após a estabilização da vítima, o helicóptero se preparava para decolar em direção ao Hospital Regional de Paranaguá, mas foi impedido pela presença do drone sobre a área isolada.
De acordo com a Polícia Militar, o operador ignorou sinais e orientações das equipes de solo. O drone permaneceu no espaço aéreo mesmo com as hélices do helicóptero em funcionamento, gerando risco iminente de colisão.
"A equipe precisou desembarcar para identificar a origem do drone antes de seguir com o transporte. Isso dificultou o deslocamento rápido da nossa equipe", afirmou o capitão Renato Bastos.
Após a localização do responsável, a corporação confirmou que o homem não possuía autorização de voo nem registro do equipamento junto aos órgãos competentes (ANAC/DECEA).
Ele pode responder pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, que tem pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão. O drone foi confiscado pela polícia e encaminhado para perícia.
O adolescente foi finalmente transportado e encaminhado para cuidados médicos após o atraso forçado.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline