Onça-parda é achada no telhado, laçada por morador e resgatada no PR
Animal estava magro e ferido e passa por reabilitação em Londrina

Um produtor rural de Congonhinhas, no norte do Paraná, foi surpreendido ao encontrar uma onça-parda no telhado da casa na tarde de terça-feira (30). Para conter o animal, ele conseguiu laçá-lo e acionou o Instituto Água e Terra (IAT), que realizou o resgate.
LEIA MAIS: Após nascimento do filho, casal paranaense volta à Ucrânia
Segundo o morador, a onça vinha rondando a propriedade e chegou a atacar pequenos animais do sítio. Depois de capturá-la, ele a manteve em um espaço cercado até a chegada das equipes do IAT.
A onça, uma fêmea de menos de um ano, foi encontrada magra e ferida. Ela foi sedada com dardo tranquilizante e encaminhada para o hospital veterinário do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina, onde recebe cuidados.
De acordo com a médica veterinária Daniela Martina, especialista em animais silvestres, o tratamento inclui soro, antibióticos, anti-inflamatórios, além de exames de sangue, raio-X e ultrassom.
“A onça não está bem clinicamente, chegou magra e machucada e vai precisar de alguns dias para se recuperar. O tratamento deve prosseguir por pelo menos uma semana. Só depois será solta na natureza”, explicou a veterinária.
A previsão é que o animal seja devolvido ao habitat natural na próxima semana. O local e a data da soltura ainda serão definidos pelo IAT.
O veterinário Pedro Camargo, especialista em felinos do IAT, reforçou a importância de acionar os órgãos competentes em casos semelhantes.
“É fundamental acionar profissionais capacitados para garantir a segurança no resgate e orientar a comunidade sobre os procedimentos corretos ao se deparar com onças ou outras espécies”, disse.
