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Obras dos novos viadutos na BR-376 em Sarandi avançam

Foram concluídas as fundações e os pilares das alças de acesso dos dois novos viadutos

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Obras dos novos viadutos na BR-376 em Sarandi avançam
Autor Foto por DER-PR - O investimento é de R$ 36.800.000,00

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), concluiu as fundações e os pilares das alças de acesso dos dois novos viadutos de Sarandi, região Noroeste, e agora executa a superestrutura das alças. Eles ficam na BR-376 e conectam as vias marginais da rodovia, servindo como retornos em desnível para o tráfego de longa distância, e ligando o lado norte e o lado sul da cidade. O investimento é de R$ 36.800.000,00.

As quatro alças estão recebendo as vigas longarinas, e também segue a execução as vigas tranversinas e a concretagem das lajes, que no futuro receberão pavimento asfáltico. Estes serviços e a execução das vigas longarinas dos tabuleiros em concreto pré-moldado já representam 48,54% de conclusão da estrutura dos viadutos.

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Também está em andamento a implantação do sistema de drenagem de águas das pistas de acesso aos viadutos, nos espaços entre a rodovia e as marginais, atualmente ocupados pelos canteiros de obras. Ao todo, a obra está 46,39% concluída, devendo ser entregue no segundo semestre.

Ainda serão realizados os serviços de terraplenagem, pavimentação, instalação de nova sinalização horizontal e vertical, iluminação viária e atividades complementares, como paisagismo.

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TRÁFEGO

Os viadutos ficam entre o km 181,34 e km 182,10, na altura da Avenida Rio de Janeiro e da Avenida Brasil, e serão uma alternativa para cruzar a rodovia, movimento que atualmente é feito por meio dos viadutos próximos da Avenida Londrina, que ficam a 1,2 km de distância da obra.

Foi elaborado um planejamento visando causar o mínimo de impacto possível no tráfego de veículos no trecho, afetando em cada sentido a via marginal e a faixa de rolamento externa da BR-376, que neste trecho tem três faixas.

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Em uma etapa futura será necessário interditar temporariamente a pista central, para içamento e posicionamento das vigas acima da rodovia. A operação será divulgada com antecedência pelo DER/PR, bem como alternativas de tráfego durante a ocasião.

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