Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ACHADO RARO

Obra na PR-364 é paralisada após descoberta de fósseis pré-históricos

Trecho entre Irati e São Mateus do Sul foi interrompido por risco de danos ambientais e arqueológicos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Obra na PR-364 é paralisada após descoberta de fósseis pré-históricos
Autor Foto por Divulgação/DER - Obra é interrompida no Paraná após descoberta de fósseis no centro-sul

A obra de pavimentação da PR-364, no trecho entre Irati e São Mateus do Sul, no centro-sul do Paraná, foi paralisada após a descoberta de fósseis de animais pré-históricos, chamados Mesosaurus brasiliensis, mais antigos que os dinossauros. A interrupção ocorreu a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que alertou para riscos de danos ambientais e arqueológicos.

- LEIA MAIS: Buscas por menino de 2 anos desaparecido chegam ao sexto dia no PR

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pela rodovia, 52,72% da obra já havia sido executada. O trecho a ser pavimentado tem 1,6 km, inclui a implantação de um viaduto no entroncamento com a BR-153 e representa um investimento de R$ 23,7 milhões. Atualmente, o tráfego é feito por via municipal para acessar as rodovias.

A paralisação ocorreu após o cancelamento da licença ambiental emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), que não contou com a análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), caracterizando falha no licenciamento. A procuradora da República Monique Cheker, autora da recomendação do MPF, destacou que qualquer continuidade da obra deve depender de vistoria do Iphan e estudos arqueológicos e paleontológicos adequados.

Os fósseis encontrados, pertencentes à espécie Mesosaurus brasiliensis, são lagartos aquáticos que viveram há cerca de 280 milhões de anos e já foram encontrados em diferentes partes do mundo, como América e África. Esses vestígios ajudaram a comprovar a teoria do supercontinente Pangeia, quando os continentes estavam unidos.

publicidade

A descoberta inicial na região ocorreu em maio de 2025, durante uma obra na BR-153, e os fósseis foram posteriormente estudados por pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O DER-PR afirmou que estuda soluções para retomada da obra ou alternativas de execução, mas ainda não há previsão de um novo cronograma. A obra estava prevista para ser concluída até 28 de novembro, antes da paralisação.


publicidade

							Obra na PR-364 é paralisada após descoberta de fósseis pré-históricos
Autor Foto por Divulgação/Unicentro - Pesquisadores da Unicentro


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline