O desaparecimento de quatro homens que foram cobrar uma dívida em Icaraíma, no noroeste do Paraná, completa seis dias nesta segunda-feira (11). Uma força-tarefa, composta por homens da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), faz buscas.
Dois suspeitos – pai e filho – tiveram pedido de prisão temporária expedido pela Justiça e são considerados foragidos.
-LEIA MAIS: Justiça recomenda suspensão de campanha de selos em troca de pelúcias
A Polícia Civil investiga o caso. Veja o que já se sabe até agora sobre o desaparecimento.
Quem são os desaparecidos?
- Rafael Juliano Marascalchi, 43 anos, de São José do Rio Preto (SP)
- Diego Henrique Afonso, 39 anos, de Olímpia (SP)
- Robishley Hirnani de Oliveira, 53 anos, de São José do Rio Preto (SP)
- Alencar Gonçalves de Souza, morador de Icaraíma (PR)
Quando ocorreu o desaparecimento?
Segundo a Polícia Civil, os três homens de São Paulo e o contratante do Paraná desapareceram após uma visita a uma propriedade rural no distrito de Vila Rica do Ivaí, onde fariam a cobrança da dívida. Eles foram até o local na segunda-feira (4) e voltaram na manhã de terça (5). Os quatro deixaram de responder as mensagens dos familiares por volta do meio-dia de terça-feira, segundo a Polícia Civil. O valor da dívida seria de R$ 1 milhão.
Quem são os suspeitos?
Os suspeitos são pai e filho. Eles foram encontrados no início das buscas na propriedade rural onde a polícia acredita que as vítimas sumiram. Ouvidos na delegacia, os dois negaram envolvimento e foram liberados. Pai e filho confirmaram que havia um negócio envolvendo a compra e venda de uma área rural entre um dos desaparecidos e parentes deles, mas negaram relação direta com a dívida.
Após o depoimento, o homem de 66 anos e filho de 22 fugiram juntamente com outros familiares. A Polícia Civil suspeita que os quatro podem ter sido vítimas de uma emboscada por integrantes da família dos foragidos e trata o caso em um “contexto de homicídio”, segundo o delegado Gabriel Menezes.
Um carro da família foi encontrado na sexta-feira (8) e foi apreendido. O veículo vai passar por perícia.
Buscas
A força-tarefa faz buscas pelos desaparecidos desde terça-feira passada. Foi feita uma “varredura” em cerca de 130 km do Rio Ivaí. Cães farejadores e drones são utilizados pelos policiais e bombeiros.
As buscas pelos desaparecidos foram retomadas por volta das 9h desta segunda-feira (11). Uma embarcação e equipamento sonar - utiliza ondas sonoras para detecção e localização de objetos em ambientes aquáticos – são utilizados.
Deixe seu comentário sobre: "O que se sabe sobre o caso dos quatro homens desaparecidos no PR"