Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SAÚDE DA MULHER

O que é “super TPM”, que afeta a atriz Fernanda Machado

"Precisamos acabar com o estigma e falar mais sobre esse transtorno terrível que destrói a vida de 31 milhões de mulheres", disse no Instagram

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O que é “super TPM”, que afeta a atriz Fernanda Machado
Autor Foto por Reprodução Instagram - Fernanda Machado revelou distúrbio na internet

Ex-atriz da Globo, a maringaense Fernanda Machado foi diagnosticada com super TPM. O distúrbio, também conhecido como Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), provoca sintomas emocionais e comportamentais mais graves do que os da tensão pré-menstrual (TPM).

-LEIA MAIS: Casal ferido em incêndio será transferido para hospital de Curitiba

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nas redes sociais, a atriz revelou que escreveu um livro sobre o distúrbio. “Quando descobri que sofria desse transtorno, foi um mix de emoções. Mas, sem dúvida nenhuma, o diagnóstico me trouxe um certo alívio por eu finalmente entender o que estava acontecendo no meu cérebro”, disse.

Ela acrescentou que há muita falta de informação sobre o tema. "Infelizmente as mulheres sempre sofreram com esse transtorno, mas antes de existir um diagnóstico elas eram consideradas loucas, histéricas e muitas vezes eram mantidas em instituições mentais. O TDPM foi e ainda é muito confundido com depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar. Precisamos mudar isso! Precisamos acabar com o estigma e falar mais sobre esse transtorno terrível que destrói a vida de 31 milhões de mulheres", disse.

O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) acontece uma ou duas semanas antes da menstruação e melhora após o início dela. O transtorno gera alterações de humor muito intensas, irritabilidade extrema, sintomas de ansiedade e depressão. Os especialistas explicam que, embora esses sintomas também sejam características da TPM, no TDPM eles são extremos e atrapalham o dia a dia da mulher.

publicidade

Com informações do GMC Maringá



publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline