Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
MONITORAMENTO

Nível dos rios do Paraná pode ser consultado na internet

O monitoramento hidrológico é atualizado toda quinta-feira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Nível dos rios do Paraná pode ser consultado na internet
AutorImagem ilustrativa - Foto: José Fernando Oura/AEN

A situação do nível dos rios do Paraná é disponibilizada de maneira online e atualizada toda quinta-feira pelo Instituto Água e Terra (IAT), www.iat.pr.gov.br através da ferramenta Hidroinfoparana. O IAT é um órgão estadual vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Para fazer a consulta basta acessar o site do Instituto, clicar em “Monitoramento” e em seguida em “Monitoramento Hidrométrico”.

Um painel geográfico mostra o conjunto de estações de monitoramento hidrológico dos principais rios da Bacia Hidrográfica do Estado. De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, com a ferramenta o é possível comunicar à população como estão se comportando os recursos hídricos do Estado.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“O objetivo do Hidroinfoparana é trazer essas informações pincipalmente neste período em que vivemos uma crise hídrica e fica mais fácil para a população entender as medidas que tomamos durante a gestão dos recursos hídricos”, disse.

Uma das medidas impactadas em função da baixa do nível dos rios é a proibição da pesca, por exemplo. As estações mostram em que altura está o nível do rio, indicando o quanto choveu no período.

“É uma forma, também, de cumprir com o nosso papel de dar transparência para a população, mesmo porque a ajuda da sociedade é fundamental para superar a crise hídrica em que vivemos atualmente”, explicou a chefe do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles.

publicidade

MONITORAMENTO

De acordo com o gerente de monitoramento e fiscalização do IAT, Alvaro Goes, os dados são de estações próprias do órgão e também as da Agência Nacional de Águas (ANA), da Copel e de outras concessionárias de geração de energia.

“Atualmente, o IAT conta com 80 estações telemétricas que mostram de forma remota e em tempo real em que altura está o nível do rio e mais 450 estações de medição manual”, disse. Um sensor instalado nos rios monitorados emite informações a um equipamento que, por sua vez, as repassa via satélite.

publicidade

A média semanal é atualizada toda quinta-feira. As estações onde o nível está acima da cota média são mostradas em verde enquanto as que estão abaixo da média são mostradas em vermelho.

As informações de chuva e nível dos rios também são mostradas através de gráficos. É possível consultar os dados através de filtros como rio e unidade hidrográfica, além dos dados e gráficos específicos de cada estação.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline