Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ENSINO SUPERIOR

Movimento no PR contesta Lei Geral das Universidades

Lançamento da Frente Paranaense pela Revogação da LGU acontece na UEL nesta segunda-feira (2)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Movimento no PR contesta Lei Geral das Universidades
AutorLançamento da frente ocorre na UEL - Foto: AEN

Movimento de iniciativa de professores, estudantes e técnicos das sete universidades estaduais do Paraná faz o lançamento oficial da Frente Paranaense pela Revogação da LGU (Lei Geral das Universidades), nesta segunda-feira (2), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), às 14h. O pré-lançamento ocorreu com o Manifesto da Frente Paranaense pela Revogação da LGU divulgado pela internet em 6 de setembro para coleta de assinaturas.

-LEIA MAIS: UEL terá curso superior de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Frente reúne as comunidades universitárias (professores, técnicos e estudantes) da UEL, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Como o próprio nome indica, a iniciativa visa revogar a LGU, criada pelo governador Ratinho Junior (PSD) e sancionada em dezembro de 2021. O manifesto reforça que a Frente consiste na “luta pela revogação dessa Lei e não por sua reforma”.

A Frente denuncia que a LGU coloca em risco a existência das universidades estaduais do Paraná, com a redução do quadro de pessoal efetivo, substituídos cada vez mais por contratos precarizados pela terceirização, e a perda total da autonomia das Instituições. “A Lei levará ao enxugamento do quadro de docentes e servidores, que tende a provocar a precarização da pesquisa e pós-graduação, à aplicação de princípios de gestão privada nas universidades, ao fim da autonomia universitária e à subordinação ao governo, e à completa liquidação do caráter público e gratuito das universidades públicas paranaense”, evidencia o texto do documento.

publicidade

O Manifesto expõe que o “objetivo da Frente é a constituição de uma ampla articulação de sindicatos, organizações estudantis, conselhos superiores das IEES do Paraná, além de pessoas ou entidades não pertencentes às comunidades universitárias, que defendem a universidade pública e autônoma, para revogar essa Lei”.

O lançamento da Frente na UEL, na segunda-feira, será no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), sala 683, às 14h. A organização da Frente destaca a importância de professores, técnicos e estudantes das sete Universidades Estaduais do Paraná participarem do lançamento oficial do movimento.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline