Morre professora da UTFPR e referência em economia solidária
Marilene Zazula Beatriz faleceu em Florianópolis e será sepultada nesta sexta-feira (2), em Curitiba
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Morreu na madrugada desta quinta-feira (1º), em Florianópolis (SC), a professora Marilene Zazula Beatriz, docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A educadora, que atuava nas áreas de psicologia e economia solidária, não resistiu às complicações de um câncer agressivo.
-LEIA MAIS: Filho agride mãe de 70 anos por dinheiro e acaba preso em Apucarana
O velório ocorre nesta sexta-feira (2), na Capela Vaticano (Sala Zafira), localizada na Avenida Desembargador Hugo Simas, 26, em Curitiba. O início da cerimônia estava previsto para as 7h. Haverá um ato de homenagem às 14h no mesmo local, seguido pelo sepultamento, marcado para as 16h, no Cemitério Água Verde.
Lotada no Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas (DAFCH), Marilene também era docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Sua carreira foi fortemente marcada pela extensão universitária e pelo compromisso social.
A professora foi presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de Curitiba e ajudou a fundar a Rede Universitária de Entidades de Apoio e Fomento à Economia Solidária (RIU Paraná). Na UTFPR, coordenou projetos estratégicos, como a Incubadora de Economia Solidária (TECSOL).
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Mesmo durante o tratamento contra o câncer, Marilene manteve-se ativa academicamente. Em 2024, coorganizou o livro “A economia solidária diante da grande crise pandêmica” e participou de eventos da área até agosto de 2025.
A morte de Marilene gerou comoção na comunidade acadêmica. Em nota, a Seção Sindical dos Docentes da UTFPR (SINDUTF-PR) destacou o "engajamento ético e a defesa de práticas coletivas voltadas à justiça social" da professora.
A colega de departamento, Maria Luísa Carvalho, ressaltou o perfil humanista da docente: “Sua presença de competência, ética, gentileza e solidariedade foram marcantes para todas as pessoas que com ela conviveram”.
A Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES), onde Marilene atuou na diretoria executiva entre 2018 e 2024, também manifestou pesar, agradecendo pelos anos de "afetuoso companheirismo".
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline