Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
MARINGAENSE

Morre em Curitiba Marcelo VIP, um dos maiores golpistas do Brasil

Conhecido por fingir ser dono da GOL e ter a vida retratada em filme com Wagner Moura, paranaense foi vítima de complicações de uma cirrose

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Morre em Curitiba Marcelo VIP, um dos maiores golpistas do Brasil
Autor Marcelo Nascimento da Rocha - Foto: Reprodução

Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido nacionalmente como Marcelo VIP, morreu aos 49 anos em Curitiba (PR). Considerado um dos maiores golpistas do país, ele faleceu após sofrer complicações decorrentes de uma cirrose.

-LEIA MAIS: Operação da PCPR mira organização especializada em furtos de gado na região de Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A morte foi confirmada pelo advogado e amigo pessoal de Rocha, Nilton Ribeiro, que o defendia há mais de 15 anos. "Um cliente que se tornou um grande amigo. Hoje nos despedimos do incrível Marcelo VIP", declarou a defesa em nota nas redes sociais. O velório está programado para a tarde desta quarta-feira, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Natural de Maringá (PR), Marcelo VIP ganhou notoriedade pela sofisticação de seus golpes, fingindo ser músico, atleta e empresário. Seu caso mais emblemático ocorreu em outubro de 2001, durante o evento Recifolia. Na ocasião, ele se passou por Henrique Oliveira, suposto filho de Nenê Constantino, proprietário da companhia aérea GOL.

Durante a farsa, Marcelo circulou em camarotes, andou de helicóptero e chegou a conceder uma entrevista ao apresentador Amaury Jr., na qual discorreu sobre falsas estratégias de mercado da empresa. Sua habilidade em sustentar mentiras facilitou o acesso a celebridades e figuras públicas da época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trajetória de crimes e dissimulações de Marcelo VIP tornou-se parte da cultura pop brasileira. Sua história foi narrada no livro "VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso", escrito pela jornalista Mariana Caltabiano, fruto de entrevistas realizadas enquanto ele estava detido.

A obra literária serviu de base para o filme "VIPs", no qual a vida do estelionatário foi interpretada pelo ator Wagner Moura. Recentemente, sua história também foi tema da série de podcasts "Ficha Criminal", produzida pelo UOL.

Apesar da fama midiática, Marcelo possuía uma extensa ficha corrida. Ele foi condenado a mais de 34 anos de prisão por uma série de delitos, incluindo estelionato, falsidade ideológica, associação ao tráfico de drogas e roubo de avião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações do UOL

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline