Morre Dobrandino da Silva, ex-deputado estadual, aos 86 anos
Político estava internado e faleceu em decorrência de uma parada cardíaca

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Dobrandino Gustavo da Silva, faleceu na tarde desta quarta-feira 924), aos 86 anos. O ex-parlamentar estava internado no Hospital Unimed, em Foz do Iguaçu, e faleceu em decorrência de uma parada cardíaca.
A Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de sua Comissão Executiva, lamenta com profundo pesar o falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Dobrandino Gustavo da Silva, ocorrido na tarde desta quarta-feira (24), aos 86 anos. O ex-parlamentar estava internado no Hospital Unimed, em Foz do Iguaçu, e faleceu em decorrência de uma parada cardíaca.
Figura de destaque na vida pública paranaense, Dobrandino iniciou a carreira como vereador em Foz do Iguaçu. Foi eleito em 1982 para a Câmara Municipal, onde exerceu mandato de 1983 a 1985. Em 1986, chegou ao cargo de prefeito da cidade, eleito com 19.129 votos, e reelegeu-se em 1992, conquistando mais de 42 mil votos.
Na Assembleia Legislativa, exerceu três mandatos como deputado estadual. Sua primeira eleição para o Parlamento ocorreu em 1990, com mais de 25 mil votos. Retornou à Casa em 2003 e, posteriormente, em 2007, permanecendo até 2010.
Ao longo da trajetória, consolidou-se como liderança política de peso em todo o estado e destacou-se pela proximidade com a comunidade iguaçuense. Em 2022, recebeu da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu o título de Cidadão Honorário, em reconhecimento ao legado e à contribuição para o desenvolvimento do município.
Sua morte causou comoção em todo o estado do Paraná. A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) publicou uma nota de pesar, onde manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Dobrandino Silva, ressaltando sua relevante atuação na vida pública e sua dedicação ao povo paranaense.
A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu também realizou uma publicação nas redes sociais lamentando a morte do político e ainda decretou luto oficial se três dias, com a bandeira do município hasteada a meio-mastro. "Pelos relevantes serviços prestados, sua memória permanecerá como parte indissociável da história política e social de Foz do Iguaçu", afirmou o post.