Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SEGURANÇA PÚBLICA

Missão Paraná II começa em Londrina com foco em integração das forças

O encontro marca o início de uma série de ações destinadas a aproximar as forças de segurança da população do Norte do Estado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Missão Paraná II começa em Londrina com foco em integração das forças
AutorA missão teve início nesta segunda-feira (15) - Foto: SESP-PR

A Secretaria da Segurança Pública do Estado do Paraná (Sesp) realizou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa da Missão Paraná II, em Londrina. O encontro marca o início de uma série de ações destinadas a aproximar as forças de segurança da população do Norte do Estado e conhecer as realidades de cada município para fortalecer a segurança pública no Paraná.

“O nosso objetivo é transformar o Paraná no estado mais seguro do Brasil. Estamos ampliando a integração entre as forças de segurança, investindo em tecnologia, equipamentos e valorização das carreiras policiais. A redução dos índices de criminalidade comprova que estamos no caminho certo”, afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? LEIA MAIS: Seca se agrava no norte do Paraná, diz monitor da ANA

O encontro contou com a presença de autoridades locais, representantes das forças de segurança e lideranças da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), com foco na integração regional e na apresentação de indicadores positivos da área.

Durante a reunião, o secretário ainda ressaltou a importância de desenvolver um conjunto de fatores para reduzir a violência e fortalecer a proteção da população. “Segurança Pública não se faz só com polícia. É preciso construir um Estado organizado, que ofereça educação, moradia, emprego e estrutura. Quanto mais investirmos nestes setores, menos violência teremos”.

publicidade

INVESTIMENTOS NA REGIÃO E NO ESTADO

O encontro também destacou os investimentos históricos em segurança feitos pelo Governo do Estado. Em 2018, os recursos eram de R$ 2 bilhões; em 2026, a previsão é de R$ 7,2 bilhões, contemplando investimento em viaturas, armamentos, uniformes, veículos blindados, cães de faro, obras de infraestrutura e reestruturação das carreiras policiais. Entre as mudanças, está a criação da Polícia Penal, com a exigência de curso superior para ingresso, valorização da formação continuada e promoções a cada dois anos.

“Há alguns anos, convivíamos com viaturas sucateadas, comarcas sem delegados, laudos que demoravam quase uma década e rebeliões constantes no sistema prisional. Hoje, a realidade é completamente diferente. Com planejamento, investimentos e valorização das forças de segurança, conseguimos reduzir a violência e dar mais proteção à população”, afirmou o secretário Hudson.

publicidade

Na região de Londrina, os indicadores também demonstram avanço na segurança. De janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, os homicídios caíram 30%, de 59 para 41 casos, e metade dos municípios não registrou nenhum assassinato. Os roubos recuaram 15%, passando de 714 para 603 ocorrências, e os furtos caíram 3% — de 7.067 para 6.874 registros. Os furtos e roubos de veículos também apresentaram queda: ao todo, os casos caíram de 697 para 526, reduzindo em 24%. Em contrapartida, as apreensões de drogas cresceram 30%, totalizando 22.203 quilos apreendidos.

??Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

PROGRAMAÇÃO

publicidade

A reunião também apresentou ações voltadas à prevenção e ao fortalecimento do vínculo entre Estado e comunidade. Entre elas, o programa Mulher Segura, focado no enfrentamento da violência contra a mulher; as iniciativas do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD) na prevenção ao uso de drogas; e a atuação das forças na região interiorana, fortalecendo o desenvolvimento dos municípios rurais.

A Missão Paraná segue até a próxima sexta-feira (19) com agendas em Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ibiporã, Santo Antônio da Platina e Arapongas, além de Londrina. Ao todo, a segunda etapa da missão abrangerá cerca de 66 municípios da região Norte e atenderá diretamente uma população superior a 1,5 milhão de pessoas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline