Menino de 12 anos morre após ser picado por escorpião no Paraná
Thaygo Henrique foi picado pelo animal no domingo (12), em Cambará; este é segundo caso de óbito em três meses no mesmo município

Um menino, de 12 anos, morreu após ser picado por um escorpião-amarelo em Cambará, no norte pioneiro do Paraná. A criança chegou a receber o soro antiescorpiônico, mas não resistiu. A morte causou revolta entre familiares, que criticaram a falta do medicamento na cidade.
Thaygo Henrique foi picado pelo animal no domingo (12). Ele deu entrada no Pronto Socorro Municipal de Cambará por volta das 18h06, com sintomas de envenenamento após a picada do animal.
Três meses antes da morte de Thaygo, Bernardo Gomes de Oliveira, de 3 anos, também morreu após ser picado por um escorpião no mesmo município. O menino sofreu 33 paradas cardíacas e não resistiu.
LEIA MAIS: Homem é preso após ser flagrado praticando zoofilia no PR
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Thaygo foi atendido pela equipe médica, que entrou em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) para receber orientações sobre o tratamento inicial. As informações são da Ric Record.
Cerca de 30 minutos depois, o quadro de Thaygo piorou. Ele passou a ter calafrios, náuseas, dor de cabeça e prostração. O CIATox então orientou a transferência do paciente para uma unidade que tivesse o soro disponível — no caso, a Santa Casa de Jacarezinho.
Uma ambulância do Samu chegou a ser acionada, mas durante o deslocamento o estado clínico da criança se agravou, e o veículo precisou retornar à unidade de Cambará. Diante da situação, equipes do Samu Avançado e da 19ª Regional de Saúde foram mobilizadas e levaram o soro até o município.
Leia a reportagem completa no site Banda B, parceiro do TNOnline.