Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
LUTO

Menina de 8 anos morre após AVC em caso considerado raro em crianças

Casos como esse, registrado em Ribeirão do Pinhal (PR), são mais comuns em homens de idade avançada e com fatores de risco; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Menina de 8 anos morre após AVC em caso considerado raro em crianças
AutorMaria Julia de Camargo Adriano reclamou de dores de cabeça e teve um AVC confirmado - Foto: Arquivo da Família

Uma menina de 8 anos morreu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Maria Julia de Camargo Adriano, de Ribeirão do Pinhal, a 117 quilômetros de Londrina, chegou a ser hospitalizada, mas não resistiu à hemorragia.

A morte da menina chama atenção, já que os casos de AVC hemorrágico em crianças são considerados raros. Segundo o Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Esses acidentes são mais comuns em homens de idade avançada e tem como fatores de risco incluem tabagismo, sobrepeso, consumo excessivo de álcool e histórico familiar.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Companheira de idoso encontrado morto no Rio Tibagi está desaparecida

A menina começou a passar mal no sábado e morreu na segunda-feira (8). O sepultamento ocorreu na terça (9) no Cemitério Municipal de Ribeirão do Pinhal.

Segundo a família, a criança se queixou de dores de cabeça quando estava deitada na rede na casa da família e desmaiou. Ela foi levada ao hospital de Bandeirantes e depois ao Hospital Universitário de Londrina, onde foi constatado sangramento no cérebro.

publicidade

Familiares afirmaram que a menina era estudiosa e carinhosa, e sonhava em se tornar veterinária.

Há dois tipos de AVC; entenda a diferença

AVC hemorrágico: ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

AVC isquêmico: ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline