Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CLIMA

Mais de 200 mil domicílios estão sem energia no PR, afirma Copel

Copel emitiu uma nota fazendo um balanço dos estragos causados pelas tempestades que atingiram o Paraná

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Mais de 200 mil domicílios estão sem energia no PR, afirma Copel
Autor Foto por Prefeitura de Arapongas - A principal causa das interrupções tem sido a queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) divulgou uma nota em que fala sobre os estragos causados pelo ciclone extratropical e pelas tempestades que atingiram diversas regiões do Paraná neste fim de semana. Considerado o evento climático mais severo enfrentado pela empresa em 2025, e um dos mais intensos dos últimos anos, o temporal causou danos significativos à rede elétrica do estado.

LEIA MAIS: Vídeo: Chuva causa alagamento em pontos públicos de Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Mais de 2,7 mil eletricistas da Copel estão mobilizados para restabelecer o fornecimento de energia aos imóveis afetados. O pico de desligamentos ocorreu por volta das 7h da manhã desta segunda-feira (22), quando 1,1 milhão de unidades consumidoras ficaram simultaneamente sem luz. Ao longo do dia, as equipes conseguiram reduzir esse número em 81%, mas 208 mil domicílios ainda permanecem sem energia.

A distribuição dos domicílios sem fornecimento de energia é a seguinte: 70 mil na região Leste, 46 mil no Norte, 33 mil no Centro-Sul, 33 mil no Oeste e Sudoeste e 26 mil no Noroeste.

Estragos na rede elétrica

publicidade

Até o momento, já foram contabilizados 172 postes quebrados em todo o estado. A maior concentração está no Norte do Paraná, com 49 postes danificados, além de duas torres de alta tensão derrubadas no município de Bandeirantes. No Noroeste, foram registrados 41 postes quebrados; 30 nas regiões Centro-Sul e Leste; 29 no Oeste e 23 no Sudoeste.

A principal causa das interrupções tem sido a queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica, o que provoca curtos-circuitos, rompimento de cabos e, em muitos casos, a quebra de postes. Em Curitiba, a Defesa Civil registrou 121 árvores caídas e um acumulado de 17,38 mm de chuva. Em Londrina, foram contabilizadas 15 árvores derrubadas e em Maringá, 13.

Atendimento

publicidade

A Copel está trabalhando para atender mais de 9 mil ocorrências em todo o estado. O prazo para restabelecimento completo da energia varia conforme a gravidade dos danos em cada região e o tipo de reparo necessário.

A população pode informar falta de energia pelos aplicativo da Copel, site oficial www.copel.com e WhatsApp (41) 3013-8973.

Em caso de situações de risco, como postes caídos ou fios no chão, a recomendação é não se aproximar e acionar imediatamente os canais de atendimento da Copel ou o telefone de emergência 0800 51 00 116.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline