Litoral do PR registrou mais de 5,5 mil raios na noite de domingo, aponta Simepar
O município de Guaraqueçaba liderou o ranking de incidência de raios que tocaram o solo, com 619 registros, seguido por Antonina e Paranaguá
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Litoral do Paraná foi palco de uma intensa atividade elétrica na noite deste domingo (18). Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foram registrados 5.576 raios na região. Deste montante, 2.005 descargas atingiram o solo, oferecendo maior risco à população, enquanto a maioria (3.571) ocorreu entre as nuvens.
-LEIA MAIS: Saiba a previsão do tempo para esta segunda-feira (19) em Apucarana
O município de Guaraqueçaba liderou o ranking de incidência de raios que tocaram o solo, com 619 registros, seguido por Antonina e Paranaguá.
De acordo com a meteorologista Bianca de Angelo, do Simepar, a grande quantidade de descargas elétricas gerou clarões visíveis a longas distâncias, inclusive da capital, Curitiba. Apesar da intensidade, a especialista esclarece que o evento está dentro da normalidade meteorológica.
“Os raios registrados durante o domingo não são um fenômeno anormal. Nuvens convectivas de alto desenvolvimento vertical apresentam grande ocorrência de raios intranuvens, ou seja, que não atingem o solo; durante a noite é possível observar o seu clarão a longa distância”, explica Bianca.
Balanço por cidade
Os dados do Simepar diferenciam os raios que tocam o solo (potencialmente perigosos para pessoas e estruturas) daqueles que ficam contidos nas nuvens (responsáveis pelo espetáculo visual).
Raios que atingiram o solo (por município):
- Guaraqueçaba: 619
- Antonina: 549
- Paranaguá: 545
- Morretes: 143
- Pontal do Paraná: 93
- Guaratuba: 55
- Matinhos: 1
Raios intranuvem (apenas clarão):
- Antonina: 1.442
- Guaraqueçaba: 1.165
- Guaratuba: 416
- Paranaguá: 386
- Morretes: 105
- Pontal do Paraná: 35
- Matinhos: 22
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline