MAIS LIDAS
VER TODOS

Facilidade

Licenciamento de veículo e multas poderão ser pagos por PIX; entenda

O pagamento pode ser realizado pelo correntista de qualquer banco por meio de QR Code ou código numérico

Da Redação

·
O pagamento via PIX começa a valer a partir de segunda-feira (13)
Icone Camera Foto por Detran-PR
O pagamento via PIX começa a valer a partir de segunda-feira (13)
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.06.2022, 10:45:06 Editado em 10.06.2022, 10:45:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O pagamento do licenciamento de veículos e multas de trânsito poderão ser pagas por meio de PIX, a partir desta segunda-feira (13). Os códigos estão disponíveis no portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em Extrato de Veículos.

continua após publicidade

Por enquanto, apenas essas guias estão disponíveis para esta modalidade de pagamento. Passado o período de testes, será implementado para as demais guias do Detran geradas no portal e no atendimento presencial, nas áreas de veículos, habilitação e infrações.

Dessa forma, o correntista de qualquer banco poderá pagar por meio de QR Code ou código numérico, o que facilita o pagamento, a qualquer hora. Por esse sistema, a operação pode ser feita pelo celular e a compensação é imediata. A adequação do pagamento por PIC foi desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e o Banco do Brasil.

continua após publicidade

Este tipo de transação também é mais segura contra fraudes e boletos falsos, por exigir que o cidadão utilize seus dados para criar a chave PIX. “Essa novidade nos dá ganho de atendimento enorme e facilita a vida do cidadão, que é pedido do governador Ratinho Junior”, destaca o diretor-geral do Detran, Adriano Furtado.

Segundo o presidente da Celepar, Leandro Moura, a iniciativa “vem ao encontro da missão da empresa, de desburocratizar serviços públicos e facilitar a vida do cidadão, possibilitando a ele uma nova forma de pagamento com o uso de tecnologia".

COMO PAGAR – Ao acessar o portal do Detran, o condutor deverá procurar por “Extrato de Veículos” e preencher o formulário com o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do seu veículo.

continua após publicidade

No resumo da consulta, aparecerá se o cidadão tem débito de licenciamento ou multas impostas ou obrigatórias e a opção de emitir a guia do total de débitos. Então, basta selecionar o débito para pagar e escolher se quer gerar o QRCode do PIX ou emitir a guia, que também aparecerá com o QRCode do PIX ao lado do código de barras.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Licenciamento de veículo e multas poderão ser pagos por PIX; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!