Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
EDUCAÇÃO

Inscrições no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 51,45%

Neste ano, 7.663 custodiados participarão das provas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Inscrições no Enem para pessoas privadas de liberdade cresce 51,45%
AutorEnem PPL 2025 - Foto: PPPR

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) registrou um aumento expressivo no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2025. Neste ano, 7.663 custodiados participarão das provas, um crescimento de 51,45% em relação a 2024, quando 5.060 internos se inscreveram.

As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (24), e o exame será aplicado nos dias 16 e 17 de dezembro dentro das unidades penais e socioeducativas indicadas pela PPPR. Assim como o Enem regular, o Enem PPL é composto por quatro provas objetivas e uma redação, distribuídas em dois dias de aplicação, mantendo o mesmo nível de dificuldade. A diferença está no local e na forma de aplicação, que ocorre em ambientes prisionais e socioeducativos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A crescente participação de apenados no Enem PPL é um passo fundamental para a inclusão educacional e a reintegração social. A oportunidade de acesso à educação é vital para quebrar ciclos de criminalidade e proporcionar novos horizontes para esses indivíduos”, destaca o coordenador regional da PPPR em Curitiba, Márcio Zapchon.

“É encorajador ver regiões como Curitiba liderando esse movimento, demonstrando que a educação pode ser uma chave para a mudança. Investir na educação é investir em um futuro mais digno e promissor”, acrescenta.

Entre as regionais administrativas da PPPR, Curitiba se destaca com o maior número de apenados inscritos, com 2.053. Na sequência aparecem Londrina, Umuarama, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

publicidade

ENEM PPL – O exame é composto por 180 questões objetivas – divididas entre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática — e uma redação, cujo tema é diferente da aplicação regular. As notas dos participantes serão informadas pelos responsáveis pedagógicos das unidades penais.

Aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem PPL é realizado em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Polícia Penal, e tem se consolidado como uma importante ferramenta de reintegração social e estímulo à educação dentro do sistema prisional.

VESTIBULAR EM LONDRINA – O Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), aplicado no último domingo e segunda-feira (26 e 27), contou com a participação de 288 pessoas privadas de liberdade custodiadas em unidades penais da cidade.

publicidade

De acordo com o coordenador regional da PPPR em Londrina, Élcio Martins Basdão, o resultado consolida o crescimento contínuo das ações voltadas à educação e reintegração social no sistema prisional. “A participação destes 288 custodiados no vestibular da UEL reafirma o empenho da Polícia Penal em promover a educação como ferramenta de transformação. Acreditamos que esse caminho contribui diretamente para a redução da reincidência e para a reconstrução de novos projetos de vida”.

A realização do exame foi possível graças à parceria entre a PPPR – por meio das penitenciárias estaduais I, II e III; do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon); do Patronato Penitenciário; e da Cadeia Pública Feminina – com a Vara de Execuções Penais (VEP); o Conselho da Comunidade; o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Professor Manoel Machado; e a UEL.

A inscrição dos candidatos é realizada pelo Setor de Pedagogia das unidades penais e as provas ocorrem dentro dos estabelecimentos prisionais, garantindo um direito assegurado pela Lei de Execução Penal (LEP).

publicidade


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline