Inmet alerta para chuvas intensas e calor extremo no PR: "Grande perigo"
Além do calor excessivo, a baixa umidade do ar preocupa as autoridades de saúde
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (4), alertas meteorológicos distintos que colocam o Paraná em um cenário de extremos. Enquanto a região de Curitiba deve registrar chuvas intensas e ventos fortes, o sul do estado enfrenta um alerta de "grande perigo" devido a uma forte onda de calor. Os avisos de instabilidade valem até sábado (7).
📰 LEIA MAIS: Apucarana terá primeira Romaria de Nossa Senhora de Lourdes à noite
Na capital e região metropolitana, o alerta é para o risco de tempestades. A previsão indica volume de chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos que podem atingir os 100 km/h.
Riscos: Corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Duração: O alerta para esta área é válido até quinta-feira (5).
Onda de calor e baixa umidade
Em contraste com a instabilidade da capital, o sul do Paraná está sob aviso de "grande perigo" em função de uma massa de ar quente. A previsão é de que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média por um período superior a cinco dias.
Além do calor excessivo, a baixa umidade do ar preocupa as autoridades de saúde. O Inmet recomenda que os moradores dessas áreas:
- Bebam bastante líquido
- Evitem desgaste físico nos horários mais secos
- Evitem exposição direta ao sol nos períodos de maior calor
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Panorama Nacional
O cenário paranaense reflete uma instabilidade que se estende por outras regiões do Brasil. No Sudeste e Centro-Oeste, estados como São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso também estão sob alerta de chuvas intensas até sexta-feira (6). No Nordeste, o alerta abrange áreas do Ceará, Maranhão e Piauí, com volumes que podem chegar a 100 mm/dia.
Nota: As orientações de segurança devem ser seguidas rigorosamente, especialmente em áreas com risco de alagamento ou exposição severa ao calor.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline