Inglês Paraná Agrinho 2025 abre edital para 500 mil alunos
A iniciativa é voltada a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) que participam do Programa Inglês Paraná

Cerca de 500 mil estudantes da rede estadual de ensino já podem participar do Inglês Paraná Agrinho 2025, concurso promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR em parceria com o Governo do Paraná. A iniciativa é voltada a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) que participam do Programa Inglês Paraná. Neste ano, o objetivo do concurso é celebrar as conexões entre o campo e a cidade por meio da criatividade dos alunos e da aplicação prática dos conhecimentos da língua inglesa.
A primeira etapa da ação, que consiste na realização de lições virtuais, já está disponível por meio das ferramentas Inglês Paraná Teens e Inglês Paraná High. Inscritos automaticamente, os estudantes devem acessar os recursos digitais e completar as lições propostas até o dia 19 de setembro.
📰 LEIA MAIS: Bons Olhos passa metas de atendimentos e amplia acesso à saúde ocular
Os participantes concorrem com colegas do mesmo ano escolar e do mesmo Núcleo Regional de Educação (NRE). Ao final da primeira fase, os 30 primeiros colocados de cada ano por NRE estarão classificados para a etapa final, prevista para o período de 30 de setembro a 17 de outubro. Nesta fase, os participantes deverão produzir um vídeo criativo, em inglês, com o tema "Agrinho: Festejando a conexão campo-cidade".
Os autores dos dois melhores vídeos por ano em cada NRE receberão um smartphone, assim como dois professores do estado que se destacarem na orientação dos alunos. Além disso, os finalistas e professores orientadores serão premiados com medalhas. Ao todo, o Inglês Paraná Agrinho 2025 distribuirá 258 smartphones e mais de 7,6 mil medalhas em premiação. O edital completo do concurso pode ser consultado AQUI.
“O Inglês Paraná Agrinho 2025 é mais uma oportunidade para que os estudantes paranaenses desenvolvam conhecimentos e habilidades em diversas áreas, incluindo tecnologia, criatividade e o domínio da língua inglesa”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “Estudantes da rede estadual de ensino não podem perder a oportunidade de participar e se desenvolver ainda mais”.
INGLÊS PARANÁ
Desde o primeiro semestre letivo de 2025, estudantes da rede estadual do Paraná contam com dois recursos educacionais digitais para o aprimoramento da língua inglesa. Lançado em março deste ano, o programa Inglês Paraná Teens atende cerca de 400 mil alunos de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. A ferramenta oferece ao estudante uma Inteligência Artificial (IA) interativa, chamada Mimi, programada para dar suporte aos alunos por meio de conversas por voz ou chat.
Além disso, o recurso tem foco na ludicidade e na gamificação, contando com atividades alinhadas aos padrões internacionais estabelecidos pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), baseadas no Currículo Priorizado da rede estadual de ensino.
Já a ferramenta Inglês Paraná High, oferta um curso online completo de língua inglesa para ao menos 500 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde o lançamento, em 2021, o recurso contabiliza mais de 2,2 milhões de acessos e 60 milhões de lições realizadas.
Ambas as ferramentas podem ser acessadas no computador, no tablet ou no celular, na escola ou na casa do estudante. Em sala de aula, o uso dos recursos segue as trilhas de aprendizagem direcionadas a cada etapa de ensino, ajustadas ao currículo da rede estadual de ensino.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
O Inglês Paraná Teens e o Inglês Paraná High podem ser acessados na Escola Digital ou nos aplicativos EnglishCenter e EF Business, disponíveis nas lojas oficiais Android ou iOS. Em ambos os casos, o estudante deve efetuar login com a conta @escola.pr.gov.br.
CONCURSO AGRINHO
O concurso Agrinho é promovido anualmente pelo Sistema Faep/Senar-PR em parceria com o Governo do Paraná, por meio das secretarias estaduais da Educação (Seed-PR); Agricultura e Abastecimento (Seab-PR); Justiça e Cidadania (Seju-PR); Família e Desenvolvimento Social (Sedef-PR); e Desenvolvimento Sustentável (Sedest-PR).