Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
AGRICULTURA

Indústria de mel é a 3° certificada no Susaf-PR em Francisco Beltrão

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Indústria de mel é a 3° certificada no Susaf-PR em Francisco Beltrão
AutorFoto: Laísa Brigantini

Na quinta-feira (26), foi feita a certificação de mais uma agroindústria de Francisco Beltrão ao selo Susaf-PR, dessa vez a Indústria de Extração e Beneficiamento de Produtos de Abelha, responsável pelo envasamento do Mel Sudoeste, Mel Apiários Tosetto e Adimel.

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte permite que as empresas vendam seus produtos em todo o território do Paraná. Presença dos produtores Nilton Laabs, Valdecir Tosetto e Ademir Perez, da chefe do escritório regional da Secretaria de Agricultura (SEAB), Denise Chiapetti Adamchuk, do secretário municipal de Agricultura, Claudiomar Decarli, e do deputado estadual Reichembach (PSC), líder do Bloco Agropecuário na Assembleia Legislativa do Paraná.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O deputado Reichembach ressaltou a importância do selo para as pequenas agroindústrias familiares. “Os produtos coloniais têm sido cada vez mais visados pelo mercado, pois são de muita qualidade, e por isso, possibilita que nossas agroindústrias aumentem suas vendas e gera benefício para todos”, afirma.

A chefe do escritório regional da SEAB, Denise Chiapetti Adamchuk, destaca os desafios para que outros municípios possam aderir à certificação. “O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) das cidades precisa estar muito bem organizado, bem como o controle de qualidade e questões de saúde alimentar”, ressalta. Para Denise, o Susaf transformou o Sudoeste, que possui mais de 230 agroindústrias familiares em sua regional.

Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado somente neste ano durante a Expobel em Francisco Beltrão, após um conjunto de esforços, em particular do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. Francisco Beltrão foi o primeiro município do Paraná a aderir ao Susaf, programa destinado em especial à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que esteja registrada no SIM.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline