Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
AGRICULTURA

IDR-Paraná levará cultivares de feijão e soja para o Show Rural 2024

A cultura tem grande relevância econômica e social para o Estado, predominando a participação dos agricultores familiares na produção

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

IDR-Paraná levará cultivares de feijão e soja para o Show Rural 2024
Autor IDR-Paraná lança nesta terça-feira nova cultivar de feijão em Pato Branco - Foto: REPRODUÇÃO/ IDR-PARANÁ

O IDR-Paraná levará para o Show Rural 2024, que começa em fevereiro, os novos cultivares de feijão e soja lançados nos últimos meses. Cultivar é a designação dada a uma determinada forma de uma planta cultivada, correspondendo a um determinado genótipo e fenótipo, que garante cultivo personalizado por parte dos produtores rurais.

O feijão é uma importante fonte de proteína e de minerais para a alimentação dos brasileiros e o Estado do Paraná é o principal produtor nacional do grão. A cultura tem grande relevância econômica e social para o Estado, predominando a participação dos agricultores familiares na produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Inscrições para vagas remanescentes do IFPR começam nesta terça (23)

Ao longo de aproximadamente 50 anos, o programa de melhoramento genético de feijão do IDR-Paraná desenvolveu 41 cultivares e mudou a realidade da cultura no Estado, proporcionando a prática de uma agricultura mais sustentável, com maior rentabilidade para o agricultor, conservação do meio ambiente e alimentos de qualidade e acessíveis para o consumidor.

Só em 2023 o Instituto lançou duas novas cultivares de feijão, que é um dos principais itens da cesta básica: o IPR Águia – do grupo comercial carioca, com a tecnologia STOCK –, que tem escurecimento lento dos grãos após a colheita e tolerância ao avermelhamento quando ocorre chuva próximo ao momento da colheita; e o IPR Cardeal – do grupo comercial vermelho, com grãos grandes de cor vermelho escuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto o IPR Águia quanto o IPR Cardeal têm indicação de cultivo para Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, para as safras com muita água ou as mais secas.

Os agricultores que visitarem o espaço no Show Rural 2024 também terão a oportunidade de ver, no campo, as cultivares IPR Sabiá (grupo carioca e ciclo médio), IPR Curió (carioca e ciclo precoce), IPR Tuiuiú (grupo preto e ciclo médio), IPR Nhambu (grupo preto de ciclo médio) e IPR Urutau (grupo preto e ciclo semiprecoce).

SOJA:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atendendo uma tendência mundial para alimentos mais saudáveis, o IDR-Paraná, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), lançou recentemente três cultivares de soja alimento: IPR-Basalto, IPR-Petrovita e IPR-Pé Vermelho. Eles também estarão expostos durante a feira.

Os grãos de soja possuem aproximadamente 40% de proteínas (o dobro do feijão) e 20% de lipídios. Eles também apresentam todos os aminoácidos essenciais e em proporção adequada para a dieta humana, altos teores de minerais, em especial de cálcio, magnésio, potássio, fósforo, enxofre, zinco e ferro, carboidratos, açúcares e vitaminas. Também possuem qualidades nutricionais possui também ações anti-inflamatória, anticarcinogênica e antioxidante.

O consumo humano de soja in natura é limitado no Brasil. Essa limitação deve-se às características indesejáveis encontradas no grão de soja - como textura, cor, odores desagradáveis e sabor adstringente. Grande parte do sabor característico da soja é proporcionado pela ação das enzimas lipoxigenases que através da oxidação dos lipídios catalisam o processo que desenvolve o sabor ruim. Cultivares com ausência de lipoxigenases possuem características que propiciam melhor aceitação pelo consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As cultivares IPR Basalto, IPR Petrovita e IPR Pé Vermelho não possuem as três lipoxigenases. Além disso não são transgênicas e possuem crescimento indeterminado. Com ciclo precoce podem ser semeadas desde meados de setembro. Com grãos amarelos, hilos marrom claro e com bom teto produtivo, em condições adequadas alcançam mais de 5.000 Kg/ha (200 sc/alq).

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

CONTATO:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produtores de sementes que tem interesse em fazer a multiplicação das cultivares do IDR-Paraná, bem como agricultores que desejam produzir grãos das cultivares, devem entrar em contato com o Setor Comercial do IDR-Paraná pelo e-mail [email protected] ou telefone (43) 3376-2133 | (43) 3376-2482.

SHOW RURAL:

O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O Governo do Paraná apoia o evento e participa do dia a dia com orientação técnica e o sistema de financiamento. Além disso, diversas secretarias aproveitam a vitrine do evento para apresentar novidades para o público. No ano passado a feira registrou 384.122 visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline